Minha Mãe e Eu é leve, descomplicado e fala da maternidade com suavidade. A narrativa ergue-se como um pequeno mosaico, que ganha vida através de um mix de gerações de mães interpretadas por um elenco estelar. São “mães de todas as formas e tamanhos”, como diz a narradora, a fotógrafa vivida por Selma Blair, que por sinal é avessa à maternidade.
Aos poucos elas vão pipocando na tela. Temos a jovem vivida por Christina Ricci, que descobre que sua mãe recém-falecida era na verdade sua avó, e que sua irmã (Courteney Cox) é na verdade sua mãe. Esse é um laço materno que precisa se refazer, no caso, através do perdão, da compreensão.
Há também a mãe que abdicou da maternidade ao dar a filha para adoção, mas que lamenta a decisão todos os dias. Essa personagem vivida por Mira Sorvino é uma badalada designer de sutiã, que vai ter destaque na glamorosa revista editada por Sharon Stone. Esta, por sua vez, é uma mãe em constante conflito com a filha (Alexandra Daniels).
O outro núcleo reúne as personagens de Susan Sarandon e Eva Ammuri, que são mãe e filha na vida real. A conversa das duas pelo computador é um exemplo típico de mães que querem o melhor para os filhos, mas nem sempre acham a forma correta de demonstrar. Tem mais família em cena: Christopher Backus, que faz o namorado de Mira Sorvino, é na realidade seu marido e o casal tem quatro filhos.
Minha Mãe e Eu é um filme de aprendizado, de trocas e de evolução dessas mães de carne e osso, imperfeitas, e com as quais a gente se identifica de alguma maneira. A fotógrafa se reconcilia consigo mesma quando se perdoa pela distância que tem mantido da mãe. Percebe que é capaz de lembrar pelas duas, pois a mãe doente não tem mais memória dessa relação que foi tão especial.
Claro que um filme como esse, de colagem, não vai fundo no desenho de cada personagem, mas surpreende o fato de ser dirigido e coescrito pelo inglês Paul Duddridge, que ilumina o universo feminino com sensibilidade e ternura. Minha Mãe eu Eu reafirma os valores da família, independente do formato dessa família, porque o que importa aqui são os laços de afeto, de amor.
Trailer
Ficha Técnica
TÃtulo: Minha Mãe e Eu/Mothers ans Daughters
Direção: Paul Duddridge, Nigel Levy
Duração: 90 minutos
PaÃs de Produção/Ano: EUA, 2016
Elenco: Selma Blair, Sharon Stone, Mira Sorvino, Christina Ricci, Courteney Cox, Luke Mitchell, Symmetry, Christopher Backus
Distribuição: Screen Media Films