quarta, 20 de outubro de 2021
Streaming Drama Aventura

Gabriel e a Montanha


Gabriel e a Montanha
Assista Agora!
Netflix Looke NET NOW iTunes Google Play Youtube Vivo Play Telecine Play

Em 2009, o carioca Gabriel Buchmann foi encontrado morto. Estava na reta final do tour de um ano pela África e morreu de hipotermia após decidir subir o Monte Mulanje, pico mais alto do Malawi com mais de 3 mil metros de altitude, sem a companhia de um guia. Sua história lembra a do americano Christopher McCandless, retratado em Na Natureza Selvagem (2007), de Sean Penn. Ambos desejavam se fundir com a natureza e morreram nesse encontro. O cineasta Fellipe Barbosa (Domingo) era amigo de infância de Gabriel e refaz o trajeto dos últimos 70 dias da viagem em Gabriel e a Montanha, premiado na categoria diretor revelação em Cannes 2017.

Formado em Economia e prestes a começar um curso de políticas públicas na UCLA, em Los Angeles, o jovem de 28 anos passou por países como Quênia e Tanzânia. Também se aventurou na subida de montanhas difíceis, como o Kilimanjaro, antes da fatídica façanha. Seu corpo foi encontrado 19 dias depois. Diferente de McCandless, que fugia da civilização, Gabriel se conectou com os locais e muitos interpretam a si mesmos. João Pedro Zappa (Rasga Coração) parece “habitado” por Gabriel, tamanha a sua naturalidade.

Gabriel e a Montanha

A ideia de realizar o filme surgiu na época em que Gabriel ainda estava desaparecido e Barbosa tinha esperança de ouvir do amigo detalhes de sua epopeia. Durante o período de buscas, o diretor manteve contato com familiares e leu muitos dos e-mails enviados por Gabriel – alguns deles estão reproduzidos no filme. Antes de a causa da morte ser anunciada, temeu-se que tivesse sido assassinado. O cineasta então viu a chance não só de aproximar esses pontos geográficos tão distantes como também de fazer uma cartografia humana daquela parte do mundo.

Além dos e-mails, Barbosa teve acesso às fotos da câmera encontrada com o corpo. Pois a câmera usada pelo protagonista, assim como várias roupas, inclusive a túnica massai, são as verdadeiras. A trama tem ritmo de aventura e uma pitada de romance, pois a namorada (Caroline Abras, série O Mecanismo) vai visitá-lo. O motivo de ter liberado o guia e continuado sozinho a subida do Monte Mulanje é um mistério, mas o diretor disse na época acreditar em excesso de confiança.

Gabriel e a Montanha

A fotografia de Gabriel e a Montanha é de ajoelhar de linda e uma aura mística envolve todo o projeto. "Ao refazer o caminho, tentamos iluminar os passos do Gabriel no sentido de mostrar para o espírito dele o que aconteceu. A gente tinha um pouco de medo de que talvez ele não tivesse se dado conta da morte, porque ele foi dormir e morreu de hipotermia, achando que iria acordar no dia seguinte", falou Barbosa. Gabriel ganhou uma homenagem emocionante, e o público um filme muito especial.   




Trailer

Ficha Técnica

Título: Gabriel e a Montanha
Direção: Fellipe Barbosa
Duração: 131 minutos

País de Produção/Ano: Brasil, França, 2017
Elenco: João Pedro Zappa, Caroline Abras, Alex Alembe, Manuela Picq
Distribuição: Pagu Filmes

Assista Agora!
Netflix Looke NET NOW iTunes Google Play Youtube Vivo Play Telecine Play

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!