quarta, 29 de junho de 2022
Cinema Festival

Festival Varilux 2022


Festival Varilux 2022
Garanta seu Ingresso!
Ingresso.com

Está aberta a maior festa do cinema francês em solo nacional. A 13ª edição do Festival Varilux de Cinema Francês ocorre entre 21 de junho e 6 de julho em 50 cidades do País. O púbico será brindado com 17 obras inéditas e recentes da filmografia francesa, além do clássico Papai Noel é um Picareta e da comédia dramática As Aventuras de Molière, esta última em honraria aos 400 anos de nascimento do dramaturgo Molière (1622-1673). O Varilux 22 inova e exibe pela primeira vez uma mostra de séries inéditas, que terão sessões em São Paulo e no Rio de Janeiro, e logo mais chegam gratuitamente ao streaming.

Festival Varilux 2022

A delegação francesa deste ano inclui artistas que vêm apresentar seus filmes e debatê-los com o público, além de profissionais do setor audiovisual que participam dos encontros franco-brasileiros sobre séries. Destaque para a presença do astro Gilles Lellouche, que comparece com três novos trabalhos. Ele é um intelectual preso na Sibéria em Kompromat, um advogado ambientalista no thriller Golias e um joalheiro na Paris de 1941 em O Destino de Haffmann. Os curadores descrevem esta edição como uma espécie de Quinzena dos Realizadores, sessão independente paralela ao Festival de Cannes que tem como tradição homenagear nomes consagrados e lançar novos talentos.

Festival Varilux 2022

Também por aqui estará a cineasta Carine Tardieu e seu Os Jovens Amantes, com a veterana Fanny Ardant gloriosa em uma surpreendente história de amor. Depois de fazer rir em Minhas Férias com Patrick (disponível em streaming), a atriz Laure Calamy comove o espectador em Contratempos, de Eric Gravel, outro convidado do festival. O cineasta vem falar desse drama que segue os passos de uma mulher que se desdobra para dar conta dos filhos e do trabalho, durante uma caótica greve de transportes em Paris. Na contramão da colega Laure, a estrela Virginie Efira deixa o polêmico Benedetta para trás e aposta na mescla de humor e melancolia do delicado Esperando Bojangles, em que faz par com Romain Duris. Por sinal, os dois estampam o cartaz oficial deste Varilux.

Festival Varilux 2022

A nova mostra de seriados reúne sete produções e ainda oferece masterclasses gratuitas no Rio e em São Paulo. O roteirista Antoine Lacomblez debate O que Pauline Não Diz, drama policial em que uma mulher é suspeita da morte do ex-marido, e Jogos de Poder, thriller inspirado em fatos que envolvem lobistas e a indústria fitossanitária. Já a aula do diretor Jean-Philippe Amar será sobre os rastreadores de terroristas que caem em uma emboscada na série As Sentinelas. A seleção está farta e é bom se organizar para curtir ao máximo as atrações destas duas semanas de imersão na cinematografia francesa. Confira a programação completa e garanta os ingressos pelo site: https://variluxcinefrances.com/2022/




Trailer

Ficha Técnica

Título: Festival Varilux 2022
Direção: Vários
Duração: 0 minutos

País de Produção/Ano: França, 2022
Elenco: Vários
Distribuição: Bonfilm

Garanta seu Ingresso!
Ingresso.com

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!