Esperando Bojangles é a primeira reunião dos astros Virginie Efira e Romain Duris nas telas, e foi a obra mais excêntrica da edição 2022 do Festival Varilux de Cinema Francês. Em cena, eles formam o apaixonado casal de bon-vivants Camille e Georges. Festeiros, dançam todas as noites ao som da música favorita, “Mr. Bojangles”, cercados por amigos e pelo filho, Gary (a revelação Solan Machado Graner). A errante vida loca inclui calotes e dívidas. Quando a realidade bate à porta, a hipnótica e imprevisível Camille vê seu equilíbrio mental ruir junto com seu mundo fantasioso.
Baseado no best-seller de Olivier Bourdeaut, que vendeu mais de 700 mil exemplares na França, Esperando Bojangles abre como comédia burlesca e envereda sem aviso para o drama, porém sem nunca perder a ternura. É o terceiro longa do diretor Régis Roinsard, em nova parceria com Duris depois de A Datilógrafa, atração do Varilux em 2013. Convidado da delegação francesa que esteve em Rio e São Paulo, o cineasta conversou pessoalmente com OQVER, e revelou que nos ensaios colocou Virginie e Duris para dançar para que entrassem em sintonia (veja o papo em vídeo a seguir). O entrosamento da dupla é o trunfo dessa produção que aborda a loucura com sensibilidade e acredita no amor maior que tudo.
No segundo ato, a bipolaridade de Camille provoca mudanças radicais na rotina da família e na vida dos três homens que a veneram: o marido, o filho e o melhor amigo do casal, Charles (Grégory Gadebois). Milionário solitário e eterno apaixonado por Camille, ele será o fio terra, o socorro financeiro e a compreensão. Apesar do tema, Esperando Bojangles é uma obra solar, com cenários e fotografia de cores vibrantes, e muita música boa. Na entrevista abaixo, o diretor conta que a postura do elenco o surpreendeu, e que a sinergia criada espontaneamente nos bastidores está impressa na tela. É pulsante mesmo.
Trailer
Ficha Técnica
Título: Esperando Bojangles/En attendant Bojangles
Direção: Régis Roinsard
Duração: 125 minutos
País de Produção/Ano: França/Bélgica, 2021
Elenco: Romain Duris, Virginie Efira, Grégory Gadebois, Solan Machado Graner
Distribuição: Califórnia Filmes