Filmes falados em idiomas estrangeiros sempre foram uma barreira para o grande público. Quando o idioma é o oriental, então, a situação fica ainda mais complicada. Estreia desta quinta nos cinemas, Desaparecidos é uma produção francesa, falada em coreano, francês, inglês e, curiosamente, tem até português de Portugal e do Brasil. Achou estranho?
Vamos à trama: médica forense que desenvolveu técnica revolucionária de identificação de cadáveres vai a Seul (Coreia do Sul) palestrar sobre o tema. Após o corpo de uma mulher ser encontrado em péssimo estado, um policial local pede sua ajuda. A descoberta dá início a uma misteriosa cadeia de acontecimentos que envolve tráfico humano e de órgãos.
Desaparecidos é uma adaptação de The Killing Room, terceiro volume da série de suspense policial escrita por Peter May com os mesmos personagens. O tema é atual, sério (absurdo até), mas o roteiro carece de elementos que possam "asfixiar" o espectador de tensão. Pelo contrário, nas primeiras sequências já é possível identificar muita coisa e a regressiva para a solução perde muito vigor.
Do elenco, a ucraniana Olga Kurylenko, de filmes populares como 007 – Quantum of Solace (2008) e Oblivion (2013), é a protagonista francesa da história. Yoo Yeon-seok é o policial companheiro de cena e pode ser reconhecido por aficionados de Oldboy (2003), violento clássico do cultuado cineasta coreano Park Chan-wook. Com momentos que flertam com a série de TV CSI, o roteiro insere o drama da personagem, mas não se aprofunda. Além disso, as cenas de ação são escassas.
Vanishing (título internacional) foi dirigido pelo cineasta francês Denis Decourt. E suspense não é novidade para ele, como revela Ao Lado da Pianista (2006), uma de suas duas passagens na Mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes. A produção de agora, no entanto, é apenas regular. Tem potencial para envolver o espectador menos exigente, mas para aqueles que procuram um enredo mais elaborado fica o aviso de que, aqui, ele desapareceu.
Trailer
Ficha Técnica
TÃtulo: Desaparecidos/Vanishing
Direção: Denis Dercourt
Duração: 88 minutos
PaÃs de Produção/Ano: França, 2021
Elenco: Olga Kurylenko, Anupam Tripathi, Yoo Yeon-Seok
Distribuição: A2 Filmes