terça, 30 de novembro de 2021
Streaming Drama Western

Cry Macho: O Caminho para Redenção


Cry Macho: O Caminho para Redenção
Assista Agora!
Amazon Prime Vídeo Looke NET NOW Vivo Play iTunes Youtube

Aos 91 anos, Clint Eastwood (A Mula) realiza em Cry Macho: O Caminho para Redenção uma emocionante celebração de seu legado como cineasta e de sua persona nas telas. A gente não o via em cima de um cavalo desde Os Imperdoáveis, vencedor do Oscar de melhor filme em 1993. A adaptação do romance de N. Richard Nash (coautor do roteiro) não é um western tradicional. Ambientada no Texas de 1979, a produção tem Eastwood como Mike Milo, um ex-astro de rodeio e criador de cavalos fracassado, que acata um pedido do homem que o ajudou em tempos sombrios: cruzar a fronteira com o México e lhe trazer de volta o filho adolescente, que vive com a mãe.

Cry Macho: O Caminho para Redenção

Rafo (Eduardo Minett) é rebelde com causa. O pai não o procura há tempos e a mãe é uma “chefona” que, tudo indica, usa o corpo do filho como mercadoria. Fugido de casa, ele vive no mundo das rinhas de galo e o seu campeão chama-se Macho. Embora os capangas da mãe estejam em seu encalço, Mike não tem maiores dificuldades na execução da missão. Para uma trama de resgate, a narrativa peca pela ingenuidade. Mas é a jornada do “garoto com o velho” que importa. Cry Macho ergue-se no encontro e na troca entre gerações.

Cry Macho: O Caminho para Redenção

A câmera do Eastwood diretor capta os olhos do Eastwood ator. Brilha o olhar azul penetrante que eternizou o cavaleiro solitário dos westerns spaghetti e que transformou o implacável policial Dirty Harry em ícone e herói republicano. Como minimalista contador de histórias que é, Eastwood ilumina sem delonga a queda que interrompeu a carreira de Mike e o acidente que matou esposa e filha. Há paradas no caminho da volta ao Texas, e são nesses intervalos que o protagonista veste o manto do caubói e do homem destemido para mostrar a Rafo que o verdadeiro “macho” valoriza e vivencia a sensibilidade.

Cry Macho: O Caminho para Redenção

É uma lição para toda a vida. O jovem observa admirado o veterano no trato com os animais e na convivência com Marta (Natalia Traven), a mexicana viúva e dona de uma cantina que abriga os dois forasteiros. Sim! O Eastwood galanteador também é homenageado. Impossível não se comover ao vê-lo de sorriso aberto e ombro arcado – fruto da idade – a dançar com Marta ao som de “Sabor a Mi”. Cry Macho é simples, até simplório. Mas Eastwood é grande mesmo quando é pequeno.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Cry Macho: O Caminho para Redenção/Cry Macho
Direção: Clint Eastwood
Duração: 104 minutos

País de Produção/Ano: EUA, 2021
Elenco: Clint Eastwood, Dwight Yoakam, Fernanda Urrejola, Eduardo Minett, Horacio Garcia Rojas, Natalia Traven
Distribuição: Warner Bros.

Assista Agora!
Amazon Prime Vídeo Looke NET NOW Vivo Play iTunes Youtube

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!