A “cura gay” é tema de duas importantes produções recentes. O Mau Exemplo de Cameron Post e Boy Erased: Uma Verdade Anulada, que está disponível em streaming e em formato DVD com cenas extras. Está também à venda o livro de memórias do ativista americano Garrard Conley que inspirou esse drama perturbador.
Indicado ao Globo de Ouro de melhor ator em drama, Lucas Hedges (O Retorno de Ben) interpreta o filho de um pastor da igreja batista de uma cidade do Arkansas. Quando o rapaz revela aos pais que “pensa em garotos”, é enviado a um programa de terapia para a cura da homossexualidade. Russell Crowe e Nicole Kidman estão em total sintonia como esse casal que, sim, ama e só quer bem ao filho. Não há vilões nessa história, apenas pessoas com crenças e valores profundamente equivocados. Daí o filme ser um apelo tão pungente pelo amor incondicional.
Quem comanda o tal centro é o personagem de Joel Edgerton (O Presente), que também produz, dirige e escreve o roteiro em parceria com o autor do best-seller. Garrard Conley expõe sem concessões tudo o que passou naquele antro de pregadores religiosos, cujos métodos de conversão mereciam virar caso de polícia.
O tema é controverso e o cineasta não cai na armadilha da panfletagem LGBT. Boy Erased explora uma realidade absurda, através da jornada desse jovem que considera abrir mão de si mesmo para não decepcionar os pais. É o perigo da autodestruição que fala mais alto nessa desesperada busca pela aceitação – de si mesmo e dos outros. Sofrido à beça.
Trailer
Ficha Técnica
Título: Boy Erased: Uma Verdade Anulada/Boy Erased
Direção: Joel Edgerton
Duração: 115 minutos
País de Produção/Ano: EUA/Austrália, 2018
Elenco: Lucas Hedges, Nicole Kidman, Russell Crowe, Joel Edgerton, Madelyn Cline, Victor McCay, Joe Alwyn, Xavier Dolan, Troye Sivan
Distribuição: Universal