After chegou aos cinemas depois de se tornar um fenômeno literário. Em 2014, o romance da inglesa Anna Todd bateu 1 bilhão de visualizações na plataforma digital Wattpad. Nas livrarias, saiu em cinco volumes (sem contar 3 spin-offs), com novos números graúdos: 11 milhões de exemplares vendidos nos mais de 30 idiomas nos quais a série foi traduzida. No Brasil, o sucesso é tão grande que justificou a vinda de Anna Todd e dos atores Josephine Langford (7 Desejos) e Hero Fiennes Tiffin (sobrinho dos astros Ralph e Joseph Fiennes, que esteve no elenco de Harry Potter e o Enigma do Príncipe), para a divulgação da versão cinematográfica.
Fã da finada boy band One Direction, Anna se inspirou em Harry Styles para criar Hardin Scott, o britânico rude, tatuado, de passado obscuro, porém sedutor e dono de um toque “elétrico” que vai iniciar sexualmente a certinha Tessa Young, caloura da universidade de Washington onde ele estuda. Criada por uma mãe superprotetora e namorada de seu recatado amigo de infância, ela vai cair no mundo desregrado da faculdade, onde fartas doses de bebidas e drogas embalam as festas dos formandos.
O romance erótico tem sido descrito como uma versão juvenil de Cinquenta Tons de Cinza, a série de E.L. James que rendeu a apimentada trilogia nos cinemas. Não li os livros, mas conversei com leitoras que disseram que as cenas de sexo entre Hardin e Tessa são abundantes e bem detalhistas. Daí a expectativa das adolescentes em ver a tela pegar fogo. Só que não...
A adaptação escrita por Susan McMartin (vinda do mundo dos seriados de TV) e dirigida pela estreante em longas Jenny Cage é altamente pudica. O enredo não se limita ao primeiro livro e “pesca” revelações dos volumes posteriores, na tentativa de inserir densidade na trajetória dos pombinhos. Não falta química entre a dupla central, mas ela evapora no meio de um conjunto mal ajambrado, erguido em cima de frases prontas e diálogos sofríveis. Se é justamente o erotismo e o sexo que têm deixado as fãs ouriçadas – para não dizer histéricas –, o saldo é devedor.
Mas nem tudo está perdido. After nasceu na literatura e ter se tornado um fenômeno é sinal de que a garotada está lendo. E isso, por si só, é animador.
Trailer
Ficha Técnica
TÃtulo: After
Direção: Jenny Cage
Duração: 106 minutos
PaÃs de Produção/Ano: EUA, 2019
Elenco: Hero Fiennes Tiffin, Josephine Langford, Selma Blair, Peter Gallagher, Dylan Arnold
Distribuição: Diamond Films