quarta, 05 de outubro de 2022
Streaming Romance Comédia Dramática

A Pior Pessoa do Mundo


A Pior Pessoa do Mundo
Assista Agora!
Google Play iTunes Youtube MUBI Amazon Prime Vídeo

Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional e Melhor Roteiro Original, A Pior Pessoa do Mundo é fora de série. Comédia romântica às avessas, a pequena obra-prima do diretor norueguês Joachim Trier acaba de chegar às plataformas digitais. É a terceira parte da trilogia que o cineasta coescreveu com o conterrâneo Eskil Vogt, que se completa com Começar de Novo (2006) e Oslo, 31 de Agosto (2011). Os três filmes são ambientados na capital, Oslo, e estrelados por Anders Danielsen Lie, um baita ator (e médico!) que precisa ser reconhecido mundialmente. Foi ele que relatou, em uma entrevista, os temas primordiais da tríade: “o choque entre ambições e realidade, entre o que você espera da vida e como sua vida acaba sendo, e como você equilibra isso com seus sonhos.” Desta vez, Lie é coadjuvante.

A Pior Pessoa do Mundo

Trier criou a protagonista, Julie, especialmente para Renate Reinsve, que teve um papel menor em Olso, 31 de Agosto. Cannes rendeu-se ao talento da estrela norueguesa e lhe concedeu o troféu de melhor atriz em 2021. Na trama dividida em 12 capítulos, Julie entra na faculdade de Medicina porque era a que exigia notas mais altas. Logo troca para a de Psicologia, porque acha que seu dom é estudar a mente humana. Em seguida descobre-se fotógrafa, mas trabalha em uma livraria enquanto se arrisca como escritora. Às vésperas de completar 30 anos, Julie não sabe o que quer fazer na vida e nem o que espera dela. Essa inconstância marca também seus relacionamentos amorosos.

A Pior Pessoa do Mundo

Depois de vários “ficantes”, ela se apaixona por Aksel, interpretado por Lie. Cartunista de sucesso, um pouco mais velho, ele planeja formar família com Julie. Só que um bebê não está nos planos dessa mulher de espírito inquieto. Em uma sequência que beira a perfeição, ela entra de penetra em uma festa e tem um flerte com Eivind (Herbert Nordrum). Os dois estranhos experimentam momentos de inusitada intimidade, rara até entre casais, e que ambos não enquadram como traição a seus respectivos. A vida segue, mas o acaso os reúne novamente. Em outra cena primorosa, Julie faz o tempo parar para estar com Eivind. Quem nunca quis congelar a realidade para testar alternativas paralelas?

A Pior Pessoa do Mundo

Nada é preto no branco em A Pior Pessoa do Mundo. Ao explorar a seara familiar da protagonista, o diretor pede ao espectador que acione o radar para a complicada relação entre ela e o pai. Talvez aí esteja a chave da latente falta de autoestima, que se manifesta em uma espécie de autoboicote, mesmo que inconsciente. Julie busca a felicidade, embora suas escolhas não soem as melhores nem para o público, nem para si mesma. Essa pessoa em construção cala fundo em qualquer alma. Julie é um ser humano caótico e fascinante. Ao dissociar o momento de vida da protagonista do gênero feminino, Trier autentica e universaliza sua personagem. Não, Julie não é a A Pior Pessoa do Mundo, apesar de sentir-se assim de vez em quando. 




Trailer

Ficha Técnica

Título: A Pior Pessoa do Mundo/Verdens verste menneske
Direção: Joachim Trier
Duração: 128 minutos

País de Produção/Ano: Noruega, França, Dinamarca, Suécia, 2021
Elenco: Renate Reinsve, Anders Danielsen Lie, Herbert Nodrum
Distribuição: Diamond Films

Assista Agora!
Google Play iTunes Youtube MUBI Amazon Prime Vídeo

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!