O título em português bem pode traduzir todos os acertos dessa feliz e rara combinação de roteiro, direção, elenco e produção. Darryl Ponicsan escreveu a adaptação de seu livro em parceria com Richard Linklater (Boyhood: Da Infância à Juventude), que imprime como sempre talento e estilo no bom gosto da produção e na direção de três dos mais competentes atores de Hollywood: Steve Carell (A Guerra dos Sexos), Bryan Cranston (Trumbo – Lista Negra) e Laurence Fishburne (Matrix).
São três personagens em busca de uma nação. O amargo dono de bar Sal (Cranston), o contrito reverendo Richard Mueller (Fishburne) e o contido funcionário público Doc (Carell) reencontram-se, 30 anos após terem servido na Guerra do Vietnã, para o enterro do único filho de Doc, morto em combate na Guerra do Iraque, em 2003.
Com a tradicional crítica inteligente ao “american way of life” de sua obra, Linklater transforma acontecimentos e diálogos, sempre verossímeis, em metáforas certeiras sobre o país de Donald Trump, sua história de guerras, internas e externas, e seu povo acuado entre drogas, religião e conformismo.
O desenho narrativo de road movie dá agilidade e movimento a uma história comovente e singela imbuída de dois profundos sentimentos - a imensa tristeza do luto pela perda de um filho e a melancolia subjacente à perspectiva de viver em uma nação sem futuro.
Trailer
Ficha Técnica
TÃtulo: A Melhor Escolha/Last Flag Flying
Direção: Richard Linklater
Duração: 125 minutos
PaÃs de Produção/Ano: EUA, 2017
Elenco: Bryan Cranston, Laurence Fishburne, Steve Carell, J. Quinton Johnson
Distribuição: Imagem