Notice: Undefined offset: 4 in /home/rconsult/oqver.net/themes/cinema/post.php on line 32
OQVER Cinema & Streaming | Varilux 2020: Mais que Especiais
domingo, 17 de janeiro de 2021

Varilux 2020: Mais que Especiais


Varilux 2020: Mais que Especiais
Garanta seu Ingresso!
Ingresso.com

Os diretores e roteiristas Éric Toledano e Olivier Nakache fazem um cinema de empatia engajada. No fenômeno de bilheteria Intocáveis, empatia pelo deficiente físico. Em Samba, pelo negro vítima de preconceito. E em Mais que Especiais, empatia pelos deficientes mentais, mais especificamente os autistas. O novo filme da dupla é novamente uma história real, e seu apelo social desta vez é maior que dos anteriores.

Bruno (Vincent Cassel, de Ameaça Profunda) e Malick (Reda Kateb, de Submersão) são amigos há 30 anos. Um é um judeu religioso, o outro muçulmano praticante. Cada um comanda uma instituição independente para crianças e adolescentes autistas. Logo na abertura dá para sentir a insana rotina deles e de suas respectivas equipes de jovens cuidadores, que pegam pesado para cuidar dos internos e lhes proporcionar qualidade de vida. Todos são casos complexos que chegam até Bruno e Malick despachados por órgãos oficiais que se recusam a mantê-los internados por longos períodos.

Ainda assim, nenhuma dessas casas de acolhimento tem licença oficial para funcionar. A presença de inspetores que podem decretar o fechamento é um dos desafios enfrentados pelos protagonistas, e que o espectador acompanha comovido. Em entrevista coletiva virtual realizada pela organização do Festival Varilux, o diretor Olivier Nakache contou que todos os autistas em cena o são de verdade, com exceção de Valentin, que usa capacete e tem um caso de autismo-severo. Seu intérprete, porém, teve como fonte de inspiração o próprio irmão autista. O personagem Joseph, que tem um bom nível de independência e foi o motivo de Bruno ter fundado a instituição, é vivido pelo verdadeiro.

Não falta gravidade na realidade que a dupla de cineastas traz para a tela, mas os dois têm pena leve e encontram no bom humor o segredo para falar de coisas tristes sem deixar de entreter o público. Essa calculada calibragem entre drama e comédia já se tornou marca registrada. Em Mais que Especiais, contudo, a crítica ao governo francês é flagrante. A situação irregular de instituições independentes nas áreas de saúde mental, acessibilidade e proteção infantil é um problema que certamente encontra ecos em diversos países, inclusive no Brasil.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Mais que Especiais/Hors Normes
Direção: Olivier Nakache, Éric Toledano
Duração: 115 minutos

País de Produção/Ano: França/Bélgica, 2019
Elenco: Vincent Cassel, Reta Kateb, Hélène Vincent, Marco Locatelli, Benjamin Lesieur
Distribuição: Califórnia Filmes

Garanta seu Ingresso!
Ingresso.com

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!