segunda, 18 de janeiro de 2021

Rei dos Ladrões


Rei dos Ladrões
Assista Agora!
Telecine Play Vivo Play NET NOW

Ocorrido em 2015, o maior roubo de joias da história da Inglaterra inspirou um artigo do jornalista Mark Seal para a revista Vanity Fair, que agora chega às telas como Rei dos Ladrões. O roteirista Joe Penhall (A Estrada) e o diretor James Marsh (A Teoria de Tudo) deram ao filme algo do charme incomparável da trilogia Onze Homens e um Segredo, de Steven Soderbergh, acrescido de um humor satírico à moda de Trapaceiros, de Woody Allen.

Raposas velhas do ramo, nostálgicos das aventuras e boas recompensas dos golpes do passado, Terry (Jim Broadbent, Dolittle), Danny (Ray Winstone, Caçadores de Emoção: Além do Limite) e John (Tom Courtenay, Os Aeronautas) não param de se gabar das façanhas. Nem mesmo no enterro da esposa do elegante Brian (Michael Caine, Despedida em Grande Estilo), o mais bem-sucedido do grupo. Quando o jovem Basil (Charlie Cox, Segredos da Paixão), especialista em alarmes, convida Brian para assaltar a maior loja de diamantes de Londres, Hatton Garden, ele tira a trupe da aposentadoria.

Os planos para o roubo no feriado da Páscoa, com a cidade vazia, incluem ainda um antigo parceiro magrinho (Paul Whitehouse), para passar pelo buraco explodido na parede, e o amalucado Billy The Fish (Michael Gambon, Victoria e Abdul – O Confidente da Rainha), incumbido de negociar a “mercadoria”. Num ritmo cadenciado, típico das produções do gênero, os arranjos e os dois dias de trabalho ocupam a primeira metade do filme, em meio a imprevistos e às constantes gozações de problemas na bacia, nos joelhos, diabete e surdez. 

Mas na segunda metade, o diretor James Marsh desacelera a ação, a trilha sonora e desvia do óbvio. Aproveita o talento inquestionável de seu elenco para retratar com esses gatunos uma experiência ressentida da velhice, em que o quarteto se preocupa tanto em levar vantagem, um sobre o outro, que não se percebe vítima de uma trapaça. O filme recebeu sua dose de crítica por exibir no epílogo imagens dos atores jovens inseridas na narrativa das histórias dos personagens. É mesmo impactante, mas coerente com o relato agridoce a que se propõe.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Rei dos Ladrões/King of Thieves
Direção: James Marsh
Duração: 108 minutos

País de Produção/Ano: Reino Unido/EUA/Bélgica, 2018
Elenco: Michael Caine, Charlie Cox, Jim Broadbent, Ray Winstone, Tom Courtenay, Paul Whitehouse, Michael Gambon
Distribuição: Cédric Landemaine

Assista Agora!
Telecine Play Vivo Play NET NOW

Compartilhe!

Fátima Gigliotti

Fátima Gigliotti

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista, editora, professora (não muito), crítica (chatinha) de cinema e audiovisual. Trabalhou no jornal A Folha de São Paulo, na coleção Cinemateca Veja, nas revistas TVA, Ver Vídeo, Set, Querida e Preview.

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!