domingo, 25 de outubro de 2020

Eu, Tonya


Eu, Tonya
Assista Agora!
Vivo Play Google Play NET NOW iTunes

Em 2017, Margot Robbie (O Escândalo) estava sob os holofotes depois que sua desmiolada Arlequina roubou a cena do elenco masculino de Esquadrão Suicida. Pouco antes, a australiana havia deixado o público boquiaberto com sua beleza em O Lobo de Wall StreetGolpe Duplo e A Lenda de Tarzan. Ela bem que tentou se enfeiar para estrelar Eu, Tonya. Não conseguiu, mas provou que é muito mais que uma beldade e garfou uma indicação ao Oscar de melhor atriz.

No mundo da patinação artística, o Axle é um salto que se dá apenas com um pé tocando o gelo e o movimento do corpo faz o patinador decolar. Em 1991, Tonya Harding se tornou a primeira americana a executá-lo, mas entrou para a história por um dos maiores escândalos do esporte: a acusação de ser mentora do ataque que tirou sua rival, Nancy Kerrigan, de uma competição.

Eu, Tonya é uma história estarrecedora não pela sabotagem em si, mas pela trajetória disfuncional da atleta. O roteirista Steven Rogers (Lado a Lado) entrevistou Tonya e o ex marido, Jeff (Sebastian Stan, O Diabo de Cada Dia). Os pontos de vista só batiam em um quesito: o monstro que era LaVona, a mãe de Tonya. Allison Janney (Má Educação) ganhou o Oscar de atriz coadjuvante pela interpretação dessa mulher odiosa, que pisava com crueldade na autoestima da filha. A dupla perspectiva dos eventos, com os relatos de Tonya e Jeff, dá sabor ao enredo, que cobre desde a infância da esportista até o julgamento.

É uma visão bem distinta da divulgada pela mídia na época, que massacrou a acusada. A ideia não é eximir sua culpa, mas de certa forma compreender a mente dessa jovem abusada pela mãe e pelo marido, que tinha na patinação seu único prazer na vida. O diretor Graig Gillespie (Horas Decisivas) arrancou atuações impressionantes. É sua trinca central que engrandece os bastidores desse episódio real, até então restrito à crônica policial norte-americana.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Eu, Tonya/I, Tonya
Direção: Graig Gillespie
Duração: 120 minutos

País de Produção/Ano: Reino Unido/EUA/Catar, 2017
Elenco: Margot Robbie, Sebastian Stan, Allison Janney, Julianne Nicholson
Distribuição: Califórnia Filmes

Assista Agora!
Vivo Play Google Play NET NOW iTunes

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!