domingo, 11 de abril de 2021

Mais Uma Chance


Mais Uma Chance
Assista Agora!
Netflix

A diretora Tamara Jenkis se inspirou em suas experiências com tratamentos de fertilidade para realizar Mais Uma Chance. É seu retorno para trás das câmeras 11 anos depois de A Família Savage, pelo qual foi indicada ao Oscar 2008 de melhor roteiro. Em fina sintonia, Paul Giamatti (Sideways: Entre Umas e Outras) e Kathryn Hahn (Perfeita é a Mãe!) formam um casal de intelectuais nova-iorquinos, que já passou dos 40 anos e está em pleno processo de fertilização. Tanto que a trama abre com ele aplicando uma injeção de hormônio na esposa.  

Sem exagerar no humor e nem forçar no drama, Tamara retrata essa jornada com a leveza possível para um momento dolorido em todos os sentidos, na ansiedade, na dor de tomar os remédios, na dor provocada pelos medicamentos, na frustração das tentativas que não dão certo. E, last but no least, nos efeitos que isso tudo provoca na relação, porque o romantismo não encontra lugar entre injeções hormonais, ultrassons, dinheiro para pagar o tratamento e, no caso deles, os interrogatórios com a assistente social, pois também estão na fila da adoção.

O enredo é didático nessa etapa, que inclusive se divide em se divide em capítulos: Punção, Transferência, Estudo em Casa e Teste. O recurso é deixado de lado quando a batalha entre em outra fase com a chegada de uma terceira pessoa no cenário. O sobrinha de Richard (Kayli Carter, Má Educação) vem passar uma temporada com eles em Manhattan e surge a ideia de usá-la como doadora de óvulos. Dessa troca entre gerações saem as melhores cenas. O marido é um diretor de teatro e a mulher é escritora, e de repente chega essa jovem universitária e desconstrói a visão cool da elite intelectualizada que eles representam, com comentários críticos inspiradíssimos. 

A direção de arte ajuda muito. Repare nos livros amontoados atrás da cama, e as preteleiras lotadas. Sem falar nas constantes citações a autores de prestígio. Os diálogos fazem aflorar certas rusgas entre o casal, mas essa lavação de roupa suja vem banhada por um humor cínico e refinado. É do equilíbrio entre o humor e a tristeza que Mais Uma Chance encontra o tom certo, maduro, para retratar a montanha-russa emocional que marca uma experiência complexa como a fertilização artificial.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Mais Uma Chance/Private Life
Direção: Tamara Jenkins
Duração: 123 minutos

País de Produção/Ano: EUA, 2018
Elenco: Kathryn Hahn, Paul Giamatti, Kayli Carter, Molly Shannon, John Carroll Lynch
Distribuição: Netflix

Assista Agora!
Netflix

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!