sexta, 26 de fevereiro de 2021

O Homem Que Inventou o Natal


O Homem Que Inventou o Natal
Assista Agora!
iTunes Vivo Play NET NOW Google Play Youtube

É com O Homem Que Inventou o Natal que nós do portal OQVER Cinema & Streaming desejamos as melhores Boas Festas e muito calor humano neste Natal. Que você viva 2020 na companhia das melhores histórias, dos personagens mais queridos e das aventuras mais estimulantes que vamos continuar a selecionar e comentar para você o ano todo.

É sempre bom lembrar que o Natal é a celebração do dia do nascimento de Jesus, pelo menos para os cristãos. Talvez seja bom também saber que o mito do Papai Noel parece trazer ecos do folclore germânico e de São Nicolau, bispo turco do século 4 canonizado na Idade Média, conhecido por presentear os fiéis e ser particularmente amável com as crianças. Mas foi só em 1823, com a publicação do poema A Véspera de Natal, do norte-americano Clement Clarke Moore, que o imaginário de Noel ganhou o rosto de um simpático velhinho vestido de vermelho com seu trenó de renas voadoras.

Foi o escritor inglês Charles Dickens, porém, quem revestiu definitivamente o 25 de dezembro de sentimentos de generosidade, solidariedade e amor com o clássico Um Conto de Natal, de 1843. De suas páginas saiu o inesquecível Ebenezer Scrooge, senhor sovina e ranzinza, que se transforma após ser visitado pelos espíritos do Natal do passado, presente e futuro. Pelo menos essa é a versão de Les Standiford, autor do romance O Homem Que Inventou o Natal, adaptado pelo diretor Bharat Nalluri (A Vida num Só Dia) nessa requintada e estrelada produção de época. Um Conto de Natal, aliás, tem inspirado inúmeras versões para o cinema, desde o longínquo 1901, com o curta Scrooge, or Marley's Ghost, do pioneiro do cinema inglês R.W. Paul (disponível no YouTube do BFI - British Film Institute).

Na trama que desvenda os bastidores da origem do romance, o já renomado Charles Dickens (Dan Stevens, de A Bela e a Fera) está em crise de inspiração e sob pressão, pois seus dois últimos livros venderam pouco. Como se não bastasse a situação financeira delicada, o quinto filho está a caminho e o pai irresponsável e imaturo (Jonathan Pryce, de A Esposa) chega para uma longa visita. Mesmo com bloqueio criativo, o autor de Oliver Twist permanece atento aos males sociais da Inglaterra vitoriana. Sem grandes pretensões, O Homem Que Inventou o Natal encanta não só pelo elenco, que ainda tem o incansável Christopher Plummer na pele de Scrooge, mas pelo roteiro ágil e espirituoso que mostra como a clássica fábula natalina toma forma na medida em que o escritor enfrenta seus fantasmas pessoais.




Trailer

Ficha Técnica

Título: O Homem Que Inventou o Natal/The Man Who Invented Christmas
Direção: Bharat Nalluri
Duração: 104 minutos

País de Produção/Ano: Canadá/Irlanda, 2017
Elenco: Dan Stevens, Justin Edwards, Morfydd Clark, Anna Murphy, Jonathan Pryce, Miriam Margolyes, Christopher Plummer
Distribuição: Disney

Assista Agora!
iTunes Vivo Play NET NOW Google Play Youtube

Compartilhe!

Fátima Gigliotti

Fátima Gigliotti

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista, editora, professora (não muito), crítica (chatinha) de cinema e audiovisual. Trabalhou no jornal A Folha de São Paulo, na coleção Cinemateca Veja, nas revistas TVA, Ver Vídeo, Set, Querida e Preview.

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!