sexta, 27 de novembro de 2020

Downton Abbey


Downton Abbey
Assista Agora!
NET NOW Google Play iTunes Looke Vivo Play Youtube

Confesso que não acompanhei a premiada série Downton Abbey, exibida no Brasil pelo GNT. Criada e produzida por Julian Fellowes (vencedor do Oscar de melhor roteiro por Assassinato em Gosford Park, de Robert Altman), a produção de epoca britânica estreou em 2010 e teve seis temporadas, que cobriram um período histórico entre 1912 e 1926. Pois os incautos podem assistir ao longa-metragem sem conhecimento prévio, porque o filme sustenta-se sozinho. O próprio Fellowes escreveu o roteiro, que se passa em 1927, e cuidou de apresentar os icônicos personagens, além de abordar com leveza o passado de alguns deles.

A trama central é muito simples: a convivência entre a aristocrata família Crawley e seus criados na fictícia propriedade rural Downton Abbey, onde está erguido o Castelo de Highclere, a majestosa casa senhorial que continua habitada pela nobreza na vida real, e está aberta a visitações. Esse cenário luxuoso será o centro de um evento histórico: uma recepção para a família real. O Rei George 5º e a rainha Mary estarão na região para visitar a filha, a princesa Mary, e decidem fazer uma parada na residência dos Crawley.

A câmera passeia pelo castelo para acompanhar o rebuliço dos preparativos e vai iluminando os personagens, sem o compromisso de abarcar os 14 anos da trajetória do clã no decorrer da série. Se há uma crítica na relação entre patrões e empregados, ela é muito sutil, porque a harmonia prevalece em uma rotina em que cada um exerce sua função com esmero e satisfação. O conflito maior está na chegada do staff real, que toma o controle da organização do castelo e frustra o desejo do pessoal de Downton Abbey de servir aos monarcas. Claro que não vai ficar assim e as artimanhas da equipe para brecar os arrogantes funcionários da coroa elevam o humor.

Temas como ascensão social, antimonarquismo e homossexualismo são abordados e funcionam como motor narrativo, mas não há engajamento. Downton Abbey é um convite irresistível para quem quer escapar um pouquinho do mundo real – que o digam os britânicos em tempos de Brexit – e relaxar em meio ao glamoroso universo dos Crawley. E ainda tem a octogenária Maggie Smith (O Exótico Hotel Marigold) absoluta como a condessa Violet, que destila o humor cínico e irônico sem piedade, nas falas mais espirituosas.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Downton Abbey
Direção: Michael Engler
Duração: 122 minutos

País de Produção/Ano: Reino Unido, 2019
Elenco: Maggie Smith, Elizabeth McGovern, Michelle Dockery, Imelda Staunton, Allen Leech, Robert James -Collier
Distribuição: Universal Pictures

Assista Agora!
NET NOW Google Play iTunes Looke Vivo Play Youtube

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!