terça, 11 de maio de 2021

Amazônia Groove


Amazônia Groove
Assista Agora!
Vivo Play NET NOW

Não foi à toa que este documentário sobre a musicalidade vibrante e variada que compartilha suas origens com o fluxo do Rio Amazonas, principalmente em seu percurso paraense em direção ao Oceano Atlântico, recebeu o prêmio de melhor fotografia, para o veterano Jacques Cheuiche (Um Filme de Cinema), no badalado festival multimídia e multigêneros South by Southwest (SXSW) deste ano.

A fotografia é o elemento que ao mesmo tempo contém e dá forma ao competente e sólido trabalho do diretor carioca Bruno Murtinho à frente de um extraordinário conjunto de materiais – artistas, entrevistas, locações, cenários, ritmo, roteiro, falas, músicas e repertório musical. Logo na abertura de Amazônia Groove, o longo e estilizado plano-sequência da procissão em barcos de ribeirinhos nos faz um convite para uma celebração musical, humana e da natureza.

Murtinho, que estreia no longa-metragem, mas tem larga experiência na direção de videoclipes de grandes músicos brasileiros, de Vanessa da Mata a Wanessa Camargo, de Arlindo Cruz & Caetano Veloso, Chico Buarque a O Rappa traz sua bagagem eclética, o apuro técnico e estético para o documentário e abre espaço – e que espaços – para seus entrevistados brilharem não apenas com sua música original, mas também com suas histórias e visão de mundo peculiares, enraizadas nas lendas, tradições e experiências da Amazônia Paraense.

É um deleite ver e ouvir Mestre Damasceno, Albery Albuquerque, Mg Calibre, Paulo André Barata, Waldo Squash, Gina Lobrista, Manoel Cordeiro, Dona Onete e Sebastião Tapajós em seus habitats naturais, captados por Cheuiche com o viço, o vigor e a suntuosidade da arte que ele retém e revela nas lentes de sua câmera. Há passagens que são autênticos “tableaux vivants”, raros na linguagem do gênero, a levar o espectador do carimbó à guitarrada, do tecnobrega ao búfalo bumbá, do bolero ao violão clássico amazônico. 

É preciso e urgente ver Amazônia Groove, registrar o filme nas nossas retinas, este documento-inventário antropológico da inestimável riqueza da arte e da cultura brasileira.    




Trailer

Ficha Técnica

Título: Amazônia Groove
Direção: Bruno Murtinho
Duração: 84 minutos

País de Produção/Ano: Brasil, 2018
Elenco: Mestre Damasceno, Dona Onete, Manoel Cordeiro, Sebastião Tapajós, Waldo Squash
Distribuição: Pagu Pictures

Assista Agora!
Vivo Play NET NOW

Compartilhe!

Fátima Gigliotti

Fátima Gigliotti

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista, editora, professora (não muito), crítica (chatinha) de cinema e audiovisual. Trabalhou no jornal A Folha de São Paulo, na coleção Cinemateca Veja, nas revistas TVA, Ver Vídeo, Set, Querida e Preview.

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!