domingo, 24 de janeiro de 2021

Jogador Nº 1


Jogador Nº 1
Assista Agora!
Google Play iTunes Youtube
Compre Agora!
Amazon Saraiva

Em 2018, Steven Spielberg disputou o Oscar com The Post: A Guerra Secreta, e fez mais de US$ 580 milhões de bilheteria mundial, com Jogador Nº 1. Talvez ele seja o único cineasta da atualidade a realizar tal façanha, mas certamente ele é o único capaz de realizar um filme como Jogador Nº 1, adaptado do best-seller homônimo de Ernest Cline (disponível na Amazon e na Saraiva), que assina o roteiro em parceria com Zak Penn (The Avengers: Os Vingadores).

O requinte visual, a beleza da fotografia, a elegância da produção, os efeitos especiais de última geração, a performance exata do elenco, a trilha sonora primorosa, a câmera virtuosa, todas essas marcas do estilo de Spielberg estão no filme em alta rotação. Jogador Nº 1 é uma experiência cinematográfica deslumbrante.

Vem do romance de Cline as inúmeras referências ao mundo dos games e à cultura pop do final do século passado, mas Spielberg as usa com maestria, muitas em forma de easter eggs ao longo do filme, um prazer extra para os aficionados. Afinal, é em busca do maior easter egg de todos que Wade (Tye Sheridan, o Ciclope de X-Men: Apocalipse) vai apostar todas as suas fichas.

Em Columbus Ohio, no ano de 2045, a população está em estado de miséria permanente, sem perspectivas. A única fonte de prazer e de escapismo é o Oasis, um gigantesco game em que os avatares permitem às pessoas fazer e ser o que bem entenderem no mundo virtual. O criador e dono do Oasis, James Halliday (Mark Rylance), morto em 2040, deixou um easter egg no interior do game, e quem vencer as três etapas necessárias para encontrá-lo ganhará o controle do Oasis e meio trilhão de dólares de bônus.

Obviamente, Wade, órfão de pai e de mãe, só tem a seu favor a fascinação completa por Halliday e o conhecimento dos mais ínfimos detalhes da vida do grande nerd. Claro, a maior concorrente do Oasis vai fazer de tudo para encontrar o easter egg primeiro e dominar o mundo. Evidente que há uma rebelião em favor da humanidade e contra o poder da tecnologia, cuja líder atrairá o interesse romântico do protagonista. É certo que Wade vai precisar de um grupo de amigos fiéis para derrotar os concorrentes, nem sempre leais.

Todas essas tramas se interconectam em ritmo alucinante numa narrativa coesa, sem nunca perder de vista a jornada pessoal desse herói de duas faces. O avatar de Wade, Parzival, é o nome tanto da obra alemã, escrita na primeira década do século 13, como de seu protagonista, súdito da corte do Rei Arthur que se tornou rei do Graal, o cálice sagrado que Indiana Jones de Spielberg segurou nas mãos em sua última cruzada. Sinal dos tempos, em Jogador Nº 1, o Graal é o contato e o calor humanos, a coragem de se manter com os pés – e a cabeça – no chão, fincados na realidade, sem máscaras.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Jogador Nº 1/Ready Player One
Direção: Steven Spielberg
Duração: 140 minutos

País de Produção/Ano: EUA, 2018
Elenco: Tye Sheridan, Olivia Cooke, Ben Mendelsohn, Lena Waithe, T.J. Miller, Simon Pegg, Mark Rylance, Hannah John-Kamen, Philip Zhao, Win Morisaki
Distribuição: Warner

Assista Agora!
Google Play iTunes Youtube
Compre Agora!
Amazon Saraiva

Compartilhe!

Fátima Gigliotti

Fátima Gigliotti

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista, editora, professora (não muito), crítica (chatinha) de cinema e audiovisual. Trabalhou no jornal A Folha de São Paulo, na coleção Cinemateca Veja, nas revistas TVA, Ver Vídeo, Set, Querida e Preview.

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!