domingo, 29 de novembro de 2020

O Primeiro Homem


O Primeiro Homem
Assista Agora!
NET NOW Looke Google Play iTunes Youtube

Dizer para alguém “Se você gostou de La La Land e de Whiplash vai adorar O Primeiro Homem” não significa nada. Os três filmes não têm nada em comum, a não ser o talento de seu jovem cineasta, Damien Chazelle.

Aos 33 anos, o norte-americano já tem seu Oscar de melhor diretor pelo musical, mas não conseguiu fazer o mesmo barulho com seu trabalho mais ambicioso até agora: o retrato de um ícone, Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na Lua, em uma conquista que completou 50 anos em 20 de julho de 2019. 

Baseado no livro de James R. Hansen, o roteiro de Josh Singer (Spotlight – Segredos Revelados) não é uma cinebiografia e sim um recorte que abarca dois momentos cruciais na vida do astronauta e revela como o sentimento de perda e de vitória fundem-se em um mesmo suspiro em uma cena catártica no  solo lunar.

Somem o colorido de La La Land e os ânimos exaltados de Whiplash. A quietude guia esse sujeito obstinado, que encontra no projeto da NASA um motor para seguir em frente após uma morte na família. Ryan Gosling entrega uma atuação minimalista, de respiração contida e olhar ausente.

Chazelle explora duas frentes: casa e trabalho. Nesta segunda, investe no realismo usando o mínimo de efeitos especiais e destaca o risco absurdo a que os astronautas se submetiam a bordo de foguetes artesanais. No ambiente doméstico, Armstrong parece ter se fechado para o amor e mal compartilhava o dia a dia com os outros filhos e a esposa, Janet – interpretada com maestria pela inglesa Claire Foy (da série The Crown).

O diretor evita patriotadas, nada de bandeiras flamejantes. Sua visão da viagem à lua não é a de um feito de seu País, mas a jornada de um homem que precisa ir além da estratosfera para conseguir voltar para si mesmo.




Trailer

Ficha Técnica

Título: O Primeiro Homem/First Man
Direção: Damien Chazelle
Duração: 141 minutos

País de Produção/Ano: EUA, 2018
Elenco: Ryan Gosling, Claire Foy, Jason Clarke, Corey Stoll, Kyle Chandler
Distribuição: Universal

Assista Agora!
NET NOW Looke Google Play iTunes Youtube

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!