Há uma semana nos cinemas, Velozes e Furiosos 10 ultrapassou a marca dos US$ 360 milhões na bilheteria mundial, e as catracas continuam rodando. Som contar o spin-off Hobbs & Shaw (2019), os nove episódios da franquia somam juntos mais de US$ 5,8 bilhões. Não estranha que o também produtor Vin Diesel relute em largar o osso. Só não está fechado se o fim da saga será uma trilogia ou se termina no 11. “Nada está muito certo”, disse em entrevistas o diretor Louis Leterrier, que assume a batuta no lugar de Justin Lin, agora produtor e corroteirista.
Uma coisa é certa. O clã Dominic Toretto, formado no longínquo 2001 por Vin Diesel, Paul Walker, Michelle Rodriguez e Jornada Brewster, tornou-se um ímã para astros e estrelas. Agora chega ao ponto de agregar até inimigos do passado. O desfile de participações especiais é um dos pontos altos da trama batida, como de praxe, mas que nunca decepciona nas cenas de ação tão estapafúrdias quanto eletrizantes, também como de praxe. A surpresa é o vilão. Na esteira de Jason Statham e Charlize Theron, Jason Momoa estreia como Dante, de longe o antagonista mais excêntrico da série.
Sem nunca abandonar a chance de homenagear Walker, morto em 2013, o enredo faz um link com eventos de Velozes e Furiosos 5: Operação Rio, para explicar a razão de ser desse vilão que só pensa em uma coisa: vingança. Dante é cheio de trejeitos e apetrechos. Basicamente uma versão brutamontes de Harry Styles. Sua ideia não é matar Toretto, mas puni-lo com sofrimento. Claro que a família está no alvo, especialmente seu filhote, o pequeno Brian (Leo Abelo Perry).
A Cidade Maravilhosa é palco de um confronto, ou melhor, de um racha na Zona Sul, com a aparição relâmpago da cantora Ludmilla. O cardápio turístico é farto e se completa com Londres, Roma e Portugal. Quem estreia na franquia também é Brie Larson, como a agente Tess, filha de Mr. Nobody (Kurt Russell). Embora seja a Capitã Marvel na saga Vingadores, aqui não há superpoderes e fica duro de engolir seu delicado corpinho provocando estragos em uma horda de assassinos. Bem melhor é a pancadaria entre a Cipher (Charlize) e Letty (Michelle).
Há muitas presenças ilustres, que sabem bem o efeito que vão provocar no público, mesmo que por alguns instantes. O francês Leterrier é um cineasta com cancha em ação, e aqui revê Statham, seu astro em Carga Explosiva 1 e 2. Mas é Jason Momoa quem melhor incorpora todo o nonsense que envolve Velozes e Furiosos. No episódio anterior, um carro-foguete foi lançado ao espaço, para delírio dos fãs. Com pés em terra firme, Momoa é uma insanidade ambulante. Só derrapa em um detalhe. Brasileiro, o psicopata Dante não fala uma palavra em português.
Trailer
Ficha Técnica
TÃtulo: Velozes e Furiosos 10 / Fast X
Direção: Louis Leterrier
Duração: 141 minutos
PaÃs de Produção/Ano: EUA, China, 2023
Elenco: Vin Diesel, Michelle Rodriguez, Tyrese Gibson, Jason Momoa, Jordana Brewster, John Cena, Jason Statham, Daniela Melchior, Scott Eastwood, Helen Mirren, Charlize Theron, Brie Larson, Rita Moreno
Distribuição: Universal Pictures
Comentar
Comentários (0)