Nova minissérie espanhola da Netflix, Silêncio tem uma cena inicial impactante e potencial para capturar a curiosidade do espectador, mas não necessariamente pelo motivo esperado. Acusado e preso pelo assassinato dos pais, Sérgio fica famoso por não falar nada nem mesmo durante o processo que o julgou. Seis anos se passam, ele é solto, com tornozeleiras e restrições, e segue inconformado com a perda do contato com a irmã caçula. O que não sabe é que sua liberdade é vigiada por uma equipe comandada por uma psicóloga para estudar seu perfil. Sua vida vira um legítimo Big Brother, e ainda há a presença de terceiros dispostos a atrapalhar a investigação.
Criada por Aitor Gabilondo, da premiada minissérie Pátria (disponível na HBO Max), El Silencio (título original) prende a atenção em todos os seis episódios. Contudo, um ponto forte se esvai rapidamente quando "ouvimos" Sérgio falar. Afinal, a premissa de que ficou mudo desde o crime, repetida por personagens diversas vezes, sustentaria uma trama intrigante. O roteiro trilha outro caminho e aborda questões como violência familiar, corrupção, religião, abuso sexual e, principalmente, atração por criminosos (hibristofilia). Tivesse focado no “amor bandido”, a produção ganharia mais corpo.
Do elenco, sem grandes méritos, Arón Piper (série Elite 2018-2021) segura seu protagonista, assim como Almudena Amor, do premiado O Bom Patrão (2021), e o veterano Ramiro Blas, da série Vis a Vis (2015-2019) e do premiado filme Enigma da Rosa (2017), fazem o mesmo como a psicóloga e o pastor, respectivamente. Gabilondo parece acreditar que uma virada, no final, é suficiente para compensar as fragilidades do roteiro. Só que não, e deve frustrar o público mais exigente.
O mercado audiovisual mudou. Antes, uma parte considerável do sucesso de uma obra era determinado pela capacidade de encantar o espectador, que fazia a famosa propaganda boca a boca. Hoje, o “joinha” ou um simples algoritmo (controlado por alguém) podem fazer muita (ou toda) diferença e direcionar a audiência. Silêncio figurou no famoso Top 10 da Netflix. Sinal de que muita gente viu, mas fica a dúvida se, de fato, gostaram ou se é muito barulho por nada. Você ouviu falar bem? Veja e deixe aqui a sua importante opinião, mesmo que seja divergente. Queremos "ouvir" sua experiência. Boa sessão!
Trailer
Ficha Técnica
Título: Silêncio / El Silencio
Direção: Aitor Gabilondo, Gabe Ibáñez, Esteban Crespo
Duração: 45 minutos
País de Produção/Ano: Espanha, 2023
Elenco: Arón Piper, Almudena Amor, Cristina Kovani, Manu Ríos, Ramiro Blas
Distribuição: Netflix
Comentar
Comentários (0)