A inglesa Olivia Colman em A Filha Perdida, a espanhola Penélope Cruz em Madres Paralelas, e agora a brasileira Monica Iozzi em Mar de Dentro, estreia desta semana nos cinemas. Chegou a hora de a sétima arte dar um tempo às mães perfeitas e idealizadas. Bem-vindas as mães em turbilhão emocional e de carne e osso. Manuela, a protagonista do drama dirigido por Dainara Toffoli, é uma publicitária bem-sucedida que engravida sem querer de um colega de trabalho. Filhos nunca estiveram em seus planos, muito menos ser mãe solteira.
A trama faz uma anatomia desmistificada da maternidade, desde a gestação até o primeiro ano do bebê. O fato de não ser desejada e uma complicação com o pai da criança criam uma aura soturna sobre um evento normalmente celebrado. Famosa por seu tino humorístico, Monica Iozzi sai da zona de conforto e mergulha em uma vivência que lhe é inédita também na vida real. “Achei um desafio maravilhoso, mas fiquei um pouco desesperada”, confessa a atriz em papo com OQVER – veja o vídeo a seguir. “A vantagem do ator é que ele pode brincar de tudo”, completa.
A ideia Dainara de humanizar a maternidade no cinema levou quase uma década para se concretizar, pela dificuldade de financiamento. “É um assunto tabu. Ou o filme é de gênero, como O Bebê de Rosemary, ou a gravidez é o final feliz”, afirma a diretora. “Eu tinha uma intuição forte de que as mulheres iam se identificar com as dificuldades da Manuela”. Sem medo de provocar polêmica, Mar de Dentro ilumina mais agruras que alegrias nas vivências da protagonista com o filho, ao mesmo tempo em que passa por um processo de autodescoberta. É um registro delicado e sincero.
Trailer
Ficha Técnica
TÃtulo: Mar de Dentro
Direção: Dainara Toffoli
Duração: 90 minutos
PaÃs de Produção/Ano: Brasil, 2020
Elenco: Monica Iozzi, Rafael Losso, Gilda Nomacce, Fabiana Gugli, Zé Carlos Machado, Magali Biff
Distribuição: Califórnia Filmes