sexta, 04 de julho de 2025
Cinema Festival

Festival de Gramado tem edição mais compacta


Festival de Gramado tem edição mais compacta
Garanta seu Ingresso!
Ingresso.com

Começa nesta sexta, 11, o Festival de Cinema de Gramado, que agita a Serra Gaúcha até o dia 19 de agosto. A 51ª edição está mais compacta. As mudanças refletem a redução de cerca de 25% do orçamento, por conta da não contemplação do evento aos recursos da Lei de Incentivo à Cultura. A Mostra Competitiva de produções ibero-americanas não acontece, mas o tradicional Palácio dos Festivais agora se torna a tela das Mostras Competitivas de longas-metragens brasileiros, gaúchos e documentais, e dos curtas-metragens brasileiros e gaúchos, sempre com a presença de realizadores, artistas e público em geral. 

Festival de Gramado tem edição mais compacta

O primeiro dia é dedicado à comunidade gramadense, com duas sessões da animação Chef Jack - O Cozinheiro Aventureiro, de Guilherme Fiuza Zenha, na Mostra Infantil, e a apresentação de conteúdo produzido pelos alunos do projeto Educavídeo. No sábado, 12, a Rua Coberta recebe a abertura oficial, seguida pela primeira sessão dos curtas-metragens gaúchos em competição. À noite, o tapete vermelho abre alas para o cineasta Kleber Mendonça Filho (Bacurau), na première nacional de Retratos Fantasmas, em sessão fora de competição.

Festival de Gramado tem edição mais compacta

Seis longas disputam o principal Kikito. Grazi Mazzafera e Reynaldo Gianecchini estarão ao lado do diretor José Eduardo Belmonte (Billy Pig) na estreia do thriller psicológico Uma Família Feliz. Isis Valverde vai a Gramado com Angela (trailer abaixo), de Hugo Prata (Elis), drama inspirado na vida da socialite mineira Ângela Diniz, vítima de feminicídio. Matheus Nachtergaele comparece em Mais Pesado é o Céu, de Petrus Cariry (O Grão), e Vera Holtz é Tia Virgínia, sob a batuta de Fabio Meira (As Duas Irenes). O sexteto se completa com Mussum, o Films, de Silvio Guindane (Como Nascem os Anjos), e O Barulho da Noite, estreia na ficção de Eva Pereira, com Emanuelle Araújo e Marcos Palmeira no elenco.

Festival de Gramado tem edição mais compacta

As homenagens seguem com seu lugar de destaque, e nesta edição Gramado realiza um feito inédito: dedica suas honrarias a cinco mulheres do audiovisual brasileiro. A produtora Lucy Barreto recebe o Troféu Eduardo Abelin e Ingrid Guimarães, o Troféu Cidade de Gramado. Elas se unem às atrizes Laura Cardoso e Léa Garcia, que recebem o Troféu Oscarito, mais antiga homenagem entregue pelo festival, e à Alice Braga, que recebe o Troféu Kikito de Cristal. Outra novidade é a ampliação da cerimônia de entrega dos Kikitos, que agora acontece nas noites de sexta e sábado.

Festival de Gramado tem edição mais compacta

A ideia é dar maior visibilidade aos vencedores da categoria curtas-metragens brasileiros, que passam a ter uma noite exclusiva na sexta, 18. No sábado, 19, serão anunciados Kikitos para os melhores longas brasileiros, documentais e gaúchos. A Cerimônia de Premiação, que será ao vivo direto do Palácio dos Festivais, também pode ser acompanhada pela TV, com transmissão do Canal Brasil. Para os cinéfilos que estiverem na cidade, a compra de ingressos para os filmes pode ser feita presencialmente, na Sociedade Recreio Gramadense, ou pelo site oficial (https://festivaldegramado.net/), que traz também a programação completa.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Festival de Gramado tem edição mais compacta
Direção: Vários
Duração: 0 minutos

País de Produção/Ano: Brasil, 2023
Elenco: -
Distribuição: Festival de Gramado

Garanta seu Ingresso!
Ingresso.com

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).