Em 2017, Margot Robbie (O Escândalo) estava sob os holofotes depois que sua desmiolada Arlequina roubou a cena do elenco masculino de Esquadrão Suicida. Pouco antes, a australiana havia deixado o público boquiaberto com sua beleza em O Lobo de Wall Street, Golpe Duplo e A Lenda de Tarzan. Ela bem que tentou se enfeiar para estrelar Eu, Tonya. Não conseguiu, mas provou que é muito mais que uma beldade e garfou uma indicação ao Oscar de melhor atriz.
No mundo da patinação artística, o Axle é um salto que se dá apenas com um pé tocando o gelo e o movimento do corpo faz o patinador decolar. Em 1991, Tonya Harding se tornou a primeira americana a executá-lo, mas entrou para a história por um dos maiores escândalos do esporte: a acusação de ser mentora do ataque que tirou sua rival, Nancy Kerrigan, de uma competição.
Eu, Tonya é uma história estarrecedora não pela sabotagem em si, mas pela trajetória disfuncional da atleta. O roteirista Steven Rogers (Lado a Lado) entrevistou Tonya e o ex marido, Jeff (Sebastian Stan, O Diabo de Cada Dia). Os pontos de vista só batiam em um quesito: o monstro que era LaVona, a mãe de Tonya. Allison Janney (Má Educação) ganhou o Oscar de atriz coadjuvante pela interpretação dessa mulher odiosa, que pisava com crueldade na autoestima da filha. A dupla perspectiva dos eventos, com os relatos de Tonya e Jeff, dá sabor ao enredo, que cobre desde a infância da esportista até o julgamento.
É uma visão bem distinta da divulgada pela mídia na época, que massacrou a acusada. A ideia não é eximir sua culpa, mas de certa forma compreender a mente dessa jovem abusada pela mãe e pelo marido, que tinha na patinação seu único prazer na vida. O diretor Graig Gillespie (Horas Decisivas) arrancou atuações impressionantes. É sua trinca central que engrandece os bastidores desse episódio real, até então restrito à crônica policial norte-americana.
Trailer
Ficha Técnica
TÃtulo: Eu, Tonya/I, Tonya
Direção: Graig Gillespie
Duração: 120 minutos
PaÃs de Produção/Ano: Reino Unido/EUA/Catar, 2017
Elenco: Margot Robbie, Sebastian Stan, Allison Janney, Julianne Nicholson
Distribuição: Califórnia Filmes