sexta, 04 de julho de 2025
Série Comédia Dramática

Boneca Russa


Boneca Russa
Assista Agora!
Netflix

Depois que Bill Murray morreu, acordou e reviveu o mesmo dia inúmeras vezes até descobrir por que estava preso na fenda temporal na clássica comédia romântica Feitiço do Tempo (1993), essa artimanha fantasiosa serviu de inspiração para tudo quanto é filme. Tom Cruise morreu e voltou até conseguir salvar o mundo na ficção científica No Limite do Amanhã (2014) e a protagonista da franquia de terror A Morte Te Dá Parabéns foi assassinada diversas vezes até descobrir a identidade do psicopata mascarado. Do cinema para a telinha, a série Boneca Russa usa o mesmo artifício, mas a ideia aqui é a personagem desvendar a si mesma.

Boneca Russa

Indicada a 12 prêmios Emmy e com a segunda temporada confirmada, a série tem oito episódios de menos de 30 minutos cada - perfeito para maratonar. Assim como a matrioska, o tradicional brinquedo russo com bonecas de madeira colocadas uma dentro da outra, Nadia Vulvokov precisa mergulhar fundo na própria alma para entender o fenômeno que a faz morrer e acordar no banheiro da casa da amiga, que a presenteou com uma festa por seus 36 anos. Nova York e sua fauna diversa é o habitat ideal para essa jornada existencialista, regada pelo humor cáustico dessa mulher que tem no cinismo a matéria-prima do escudo que a protege dos outros e de si mesma.

Que personagem! Nadia é interpretada por Natasha Lyonne, criadora da série em parceria com Leslye Headland (diretora e roteirista de Quatro Amigas e um Casamento) e Amy Poehler (de humorístico Saturday Night Live). Assim como a protagonista, Natasha é neta de sobreviventes do Holocausto e faz uso da cultura judaica na construção de diálogos irônicos, de tipos idiossincráticos que a rodeiam e também na abordagem da família. O vai e vem entre a vida e a morte é, no fundo, um caminho de acerto de contas com a mãe, uma mulher desequilibrada (Chlöe Sevigny) que conhecemos por flashbacks.  

Boneca Russa

Há uma reviravolta no fim do terceiro episódio, com a entrada de Alan Zaveri (Charlie Barnett), um homem tímido e com baixa autoestima, também preso em uma espiral temporal. Para chegar até a menor e única boneca da matrioska que não é oca, e assim solucionar o enigma, a improvável dupla vai unir forças e aprender a olhar a própria existência sob nova perspectiva. Inteligente, descolada, com inspirada trilha sonora e uma trinca de mulheres talentosas por trás, Boneca Russa é uma das melhores séries deste ano. Ponto pra Netflix.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Boneca Russa/Russian Doll
Direção: Leslye Headland, Jamie Babbity, Natasha Lyonne
Duração: 30 minutos

País de Produção/Ano: EUA, 2019
Elenco: Natasha Lyonne, Charlie Barnett, Greta Lee, Elizabeth Ashley, Chlöe Sevigny, Rebecca Henderson
Distribuição: Netflix

Assista Agora!
Netflix

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).