Alice chega à prefeitura de Lyon e descobre que foi recrutada para uma vaga que não existe mais. A moça do RH avisa, porém, que criaram uma nova vaga para ela: prover novas ideias para Paul Théraneau, o prefeito da terceira maior cidade da França. Como assim ideias? Mas é isso mesmo. Depois de 30 anos, o político está sem inspiração, perdeu seu mojo, como bem dizia o impagável Austin Powers das comédias com Mike Myers. A assessora lhe sugeriu um coach, mas ele prefere a tradição filosófica às terapias da moda.
Com esse inusitado ponto de partida, o diretor e roteirista Nicolas Pariser faz de Alice e o Prefeito uma peça dramatúrgica sofisticada, com humor e drama em doses calibradas e dois protagonistas que transformam um encontro entre gerações naqueles momentos únicos do cinema. Não à toa, Alice rendeu o César 2020 (o Oscar francês) de melhor atriz para Anaïs Demoustier (O Mundo de Glória). E ela não poderia estar melhor acompanhada, porque Théraneau é mais uma atuação impecável de Fabrice Luchini (O Melhor Está Por Vir), um mestre da sutileza.
A função de Alice é observar o prefeito e lhe enviar notas com ideias. Com conhecimento em Filosofia e leitora constante, ela enxerga naquele homem poderoso um pouco do que sente sobre sua própria vida: falta de rumo e propósito. Então a busca por soluções, na verdade, será uma dinâmica em mão dupla. Théraneau entende a política como vocação, não como profissão, e por ela sacrificou sua vida pessoal. Agora vê o futuro de duas maneiras: abandonar a vida pública ou tornar-se presidente do país.
Alice, por sua vez, passa a ser a novata que incomoda os antigos funcionários ao receber uma promoção relâmpago. Ela se deixa fascinar pelo veterano de ideais progressistas, porém consciente de que a polarização pode ser nociva e que é preciso reinventar a esquerda para que sua gestão possa ser transformadora. Mas, como sabemos bem, nada é preto no branco nos meandros da política. Com diálogos inteligentes, densos, difíceis até de acompanhar, Alice e o Prefeito demanda um espectador concentrado para degustar cada minuto desse fascinante dueto intelectual.
Trailer
Ficha Técnica
TÃtulo: Alice e o Prefeito/Alice et le maire
Direção: Nicolas Pariser
Duração: 103 minutos
PaÃs de Produção/Ano: França/Bélgica, 2019
Elenco: Fabrice Luchini, Anaïs Demoustier, Nora Hamzawi, Antoine Reinartz, Léonice Simaga, Thomas Chabrol
Distribuição: Imovision