terça, 30 de novembro de 2021
Streaming Comédia Dramática

Abe


Abe
Assista Agora!
Netflix

Abe (Noah Schnapp, série Stranger Things) tem 12 anos, é solitário, vive no Brooklyn, em Nova York, está em plena puberdade e enfrenta um desafio extra. Tem mãe judia e pai muçulmano palestino, com avós tradicionalistas nos dogmas dessas religiões. Jantar em família é uma guerra, mas é justamente na cozinha onde Abe encontra refúgio. Em suas andanças pelo bairro, ele conhece Chico Catuaba (Seu Jorge), um chef brasileiro que lhe apresenta sua “fusion food”, uma mistura dos sabores tupiniquins com a culinária de outros cantos do mundo.

Abe

Abe é um rito de passagem com sabor agridoce, no qual o diretor e corroteirista Fernando Grostein Andrade (Quebrando o Tabu) usa a paixão do protagonista pela gastronomia como combustível de sua jornada de autodescoberta. Os avós maternos o chamam de Avraham (em hebraico), os paternos de Ibrahim (em árabe), e os pais de Abraham (em inglês), mas ele prefere Abe, embora ainda esteja em busca da própria identidade. Enquanto em casa o chef mirim fica no meio do fogo cruzado entre os pais e os avós, em seus dias como aprendiz de Chico e sua fusão gastronômica, ele enxerga uma possível trégua familiar pelo estômago, com um cardápio pacificador - ou não. 

Cozinhar é terapêutico para quem faz e para quem assiste, e o cineasta não abandona sua veia de documentarista com uma pegada naturalista ao seguir os passos de Abe pela Big Apple. A trilha sonora é outro ingrediente escolhido a dedo, com canções como “Samba de uma Nota Só” e "Brigas Nunca Mais", de Tom Jobim, e "Meia Lua Inteira (Capoeira Larará)”, sucesso de Carlinhos Brown interpretado no filme por Seu Jorge e Gero Camilo (série Manhãs de Setembro), que também está no elenco.

Abe

A questão Israel-Palestina é vista sob a lentes da inocência, e tem a gravidade atenuada pela abordagem lúdica de Grostein Andrade. Essa sutileza marca também as atuações, com a fala mansa de Seu Jorge e o olhar doce de Noah Schnapp. Abe é um delicado hino gastronômico pela união e tolerância entre culturas – e abre o apetite. Na entrevista em vídeo a seguir, o diretor fala sobre a importância do filme em sua vida pessoal e conta curiosidades dos bastidores.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Abe
Direção: Fernando Grostein Andrade
Duração: 86 minutos

País de Produção/Ano: Brasil, 2019
Elenco: Noah Schnapp, Seu Jorge, Dagmara Domińczyk, Arian Moayed, Mark Margolis, Salem Murphy, Tom Mardirosian, Gero Camilo, Daniel Oreskes
Distribuição: Paris Filmes

Assista Agora!
Netflix

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!