quinta, 13 de junho de 2024
Streaming Suspense

A Queda


A Queda
Assista Agora!
Claro TV Amazon Prime Vídeo Google Play

Tem fobia de altura? Então reserve fôlego para A Queda. Recomendado para quem gosta de adrenalina, e ponto. Começa com uma sequência que lembra a escalada de Tom Cruise na pedra em Missão Impossível 2. O jovem casal Becky (Grace Caroline Currey) e Dan Connor (Mason Gooding), e a melhor amiga Shiloh Hunter (Virginia Gardner) estão em um paredão rochoso. O público espera por uma desgraça que, claro, acontece mesmo. Um tempo depois, Hunter convence a deprimida Becky a voltar a escalar para exorcizar o medo e o luto. A missão é chegar ao topo de uma torre de TV de 600 metros de altura, abandonada em um lugar remoto.

A Queda

O diretor Scott Mann criou tensão com espaços apertados em O Sequestro do Ônibus 657 (2015), e fez um estádio de futebol parecer claustrofóbico em Refém do Jogo (2018). Aqui dá um passo adiante em um cenário que provoca vertigem naturalmente. Já na subida as amigas percebem que a íngreme estrutura está infestada de ferrugem. O alívio da chegada ao cume dura o tempo de admirarem a paisagem desértica, porque imprevistos deixam-nas presas na pequena base do cocuruto, e sem sinal de celular. Seus companheiros? Dois abutres nada simpáticos.

A Queda

Em vez de se garantir com efeitos especiais e tela verde, a produção ergueu a parte superior da torre no alto de uma montanha. Pela cara das atrizes, conseguiram criar uma ilusão de ótica assustadora, mesmo que estivessem a menos de dez metros do solo. Não faltam sustos, quedas e riscos absurdos a cada tentativa de pedir ajuda. Para sustentar a luta pela sobrevivência, a narrativa ganha estofo ao colocar a amizade em xeque quando Becky encontra imagens estranhas no celular de Hunter. Jeffrey Dean Morgan faz o pai preocupado, que no início demonstra não ser muito fã do genro morto.

A Queda

O enredo faz bom uso de artimanhas vistas em dois filmes recentes, mas com apuros no mar. Em Águas Rasas, Blake Lively é a surfista cercada por um tubarão a 200 metros da praia, e que se protege em uma pedra que logo será coberta pela maré alta. O limitado suporte das amigas nas alturas também é de dar nos nervos. Já em Vidas à Deriva (2018), com Shailene Woodley e Sam Clafin, a relação do casal em um veleiro destruído pela tempestade tem uma pegadinha que se repete no final de A Queda. Sem spoilers, mas fica a dica: não acredite em tudo o que está diante de seus olhos.




Trailer

Ficha Técnica

Título: A Queda/Fall
Direção: Scott Mann
Duração: 107 minutos

País de Produção/Ano: Reino Unido/EUA, 2022
Elenco: Grace Caroline Currey, Virginia Gardner, Jeffrey Dean Morgan, Mason Gooding
Distribuição: Paris Filmes

Assista Agora!
Claro TV Amazon Prime Vídeo Google Play

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!