sábado, 27 de fevereiro de 2021

Minimaratona do ursinho Paddington


Minimaratona do ursinho Paddington

O adorável Paddington é um personagem clássico da literatura infantil do Reino Unido. Criado por Michael Bond (1926-2017) em 1958, o ursinho inaugurou uma série de livros traduzida em 30 idiomas, que vendeu mais de 30 milhões de cópias em todo o mundo. O autor teve a alegria de ver seu herói felpudo na tela grande, em As Aventuras de Paddington (2014) e Paddington 2 (2017), que reuniram elenco estelar e juntos fizeram quase US$ 500 milhões na bilheteria mundial.

Em 2020, Paddington volta aos cinemas em um terceiro episódio, que já está em produção. Então nada melhor que conferir os dois primeiros filmes do simpático ursinho, um ótimo programa para comemorar o Dia das Crianças com toda a família.


Comédia
As Aventuras de Paddington/Paddington

As Aventuras de Paddington/Paddington

A apresentação do jovem ursinho peruano, bem-educado, honesto e viciado em marmelada não poderia ter sido mais feliz, e merecedora das indicações ao prêmio BAFTA (Academia Britânica de Cinema e Televisão) de Melhor Filme Britânico e Melhor Roteiro. Enviado a Londres pelos tios idosos receosos com a perigosa vida na selva, Paddington não acredita que a cidade grande será o lar ideal, até ser adotado pela simpática família Brown.  

O marido atrapalhado Henry (Hugh Bonneville, série Downton Abbey), a esposa sensível e sonhadora Mary (Sally Hawkins, A Forma da Água), os filhos Judy (Madeleine Harris) e Jonathan (Samuel Joslin, O Impossível), e a Sra. Bird (Julie Walters, Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo) ensinam as manhas da vida na civilização para Paddington. É um deleite perceber o quanto a rotina urbana e em família é feita de detalhes pelos olhos do inocente ursinho, além de assistir ao trabalho do ótimo elenco.

Duas figuras quebram essa harmonia: o vizinho curioso e carrancudo Sr. Curry (Peter Capaldi, série Doctor Who) e uma cientista taxionomista, Millicent Clyde (Nicole Kidman), que formam dupla para capturar Paddington, um dos únicos – e disputados – filhotes da sua rara raça. A diversão e o delicado tom familiar de As Aventuras de Paddington ganham alguns contornos de ação, para todos os gostos.

Entre tomadas belíssimas de Londres, há uma cena comovente filmada na Paddington Station, um dos terminais do metrô da capital inglesa – no filme, é lá que a família Brown encontra o perdido, faminto e solitário ursinho. E foi perto dali também que, na véspera do Natal de 1956, o escritor Michael Bond viu um ursinho de pelúcia na vitrine de uma loja, comprou-o de presente para a esposa e se inspirou a escrever sua história.




Trailer

Ficha Técnica

Título: As Aventuras de Paddington/Paddington
Direção: Paul King
Duração: 95 minutos

País de Produção/Ano: Reino Unido/EUA/França, 2014
Elenco: Hugh Bonneville, Sally Hawkins, Julie Walters, Samuel Joslin, Madeleine Harris, Kayvan Novak, Nicole Kidman, Peter Capaldi, Ben Whishaw (voz)
Distribuição: Diamond Films


Assista Agora!
HBO GO iTunes Youtube Google Play

Comédia
Paddington 2

Paddington 2

Sim, continuações podem ser melhores que o original, e Paddington 2 novamente recebeu indicações ao BAFTA de Melhor Filme Britânico, Melhor Roteiro e Melhor Ator Coadjuvante, para Hugh Grant (Florence: Quem é Essa Mulher?). O astro, principal novidade do elenco ao lado de Jim Broadbent (Iris) e Brendan Gleason (Tempos de Tormenta), interpreta o vilão caricato Phoenix Buchanan, ator decadente em busca de financiamento para criar seu próprio monólogo de personagens.

Feliz no lar dos Brown e na agitada Londres, Paddington começa a fazer bicos para juntar dinheiro e comprar um lindo livro de pop-up de Londres de presente de 100 anos para a Tia Lucy, que vive tranquila na casa de repouso dos ursos peruanos. Ele não sabe que o livro é um raro exemplar que possivelmente contém um mapa do tesouro, mas Buchanan sabe. Ele rouba o livro e incrimina Paddington, que vai parar na prisão.

Enquanto a família Brown não economiza esforços para provar a inocência do ursinho, ele faz uma revolução na cadeia com sua marmelada e as receitas de vida da Tia Lucy. Com a mesma equipe de produção de excelência, capitaneada por David Heyman (produtor da saga Harry Potter), o diretor e roteirista Paul King se superou: combinou várias linguagens, da computação gráfica de Paddington e animações dos desenhos de tela do livro pop-up de Londres aos lindos enquadramentos da cidade. Isso sem contar cenários e figurinos elaborados. Tudo para contar uma história terna e doce em meio às adversidades do fofo protagonista.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Paddington 2
Direção: Paul King
Duração: 103 minutos

País de Produção/Ano: Reino Unido/EUA/França, 2017
Elenco: Hugh Grant, Hugh Bonneville, Madeleine Harris, Samuel Joslin, Sally Hawkins, Julie Walters, Ben Miller, Jessica Hynes, Jim Broadbent, Peter Capaldi, Brendan Gleeson, Ben Whishaw (Voz)
Distribuição: Imagem Filmes


Assista Agora!
Telecine Play NET NOW Youtube Google Play iTunes

Compartilhe!

Fátima Gigliotti

Fátima Gigliotti

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista, editora, professora (não muito), crítica (chatinha) de cinema e audiovisual. Trabalhou no jornal A Folha de São Paulo, na coleção Cinemateca Veja, nas revistas TVA, Ver Vídeo, Set, Querida e Preview.

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!