domingo, 11 de abril de 2021

O Último Vermeer


O Último Vermeer
Assista Agora!
NET NOW iTunes Looke Vivo Play

Moça com Brinco de Pérola é o mais famoso quadro do holandês Johannes Vermeer (1632-1675), dono de uma produção pequena, de cerca de 35 quadros. A origem da pintura, inclusive, ganhou uma versão ficcional no filme de mesmo nome, estrelado por Scarlett Johansson (História de um Casamento) e Colin Firth (O Mestre dos Gênios) em 2003. Em O Último Vermeer, outra obra do artista está no centro de um escândalo histórico.

Durante a Segunda Guerra, o líder nazista Hermann Göring, na ânsia de se tornar um dos maiores colecionadores de arte da Europa, desembolsou o equivalente a US$ 80 milhões de hoje pela obra de Vermeer, Cristo com a Mulher Surpreendida em Adultério. O negócio tornou milionário um pintor frustrado da alta-sociedade holandesa, chamado Han van Meegeren. Preso pelas tropas aliadas em maio de 1945, Meegeren foi acusado de colaboracionismo por ter efetivado a transação.

No filme dirigido pelo estreante Dan Friedkin, Guy Pearce (Duas Rainhas) e Claes Bang (Tudo Pela Arte) interpretam Meegeren e o capitão Joseph Piller, responsável pela investigação. A princípio, a suspeita é de que a comercialização das artes seja fachada para um esquema de espionagem alemã. Se você não conhece a história real, não pesquise antes de assistir a O Último Vermeer, porque a forma com que Meegeren tenta se provar inocente é digna de cinema.

O julgamento que pode condená-lo à morte é o ponto alto da produção, com um debate instigante sobre autenticidade artística. Inspirado em romance de Jonathan Lopez, o enredo preocupa-se com o desenho dos personagens, Piller em especial. Judeu e membro da resistência holandesa, agora oficial dos aliados, Piller tem em mãos um caso midiático que o coloca sob os holofotes. Enquanto o prisioneiro fica sob seu poder, porém, ele precisa lidar com o casamento deteriorado e a concorrência de um time da polícia local, determinado a jogá-lo para escanteio e tomar a custódia do réu.

O enigmático, libertino e blasé Meegeren é bem mais cativante que o fictício protagonista e quem, no fim das contas, entrou para os anais da História. A improvável amizade entre esses dois homens, poucos dias depois da derrocada nazista, demandava um clima de maior tensão, apesar das cenas de execução públicas. O cineasta Friedkin nem sempre acerta o tom, mas O Último Vermeer resgata um episódio surpreendente que pôs em xeque os métodos de avaliação e autenticação de obras de arte.




Trailer

Ficha Técnica

Título: O Último Vermeer/The Last Vermeer
Direção: Dan Friedkin
Duração: 118 minutos

País de Produção/Ano: EUA, 2019
Elenco: Guy Pearce, Claes Bang, Vicky Krieps, August Diehl, Mari Bach Hansen
Distribuição: Sony Pictures

Assista Agora!
NET NOW iTunes Looke Vivo Play

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!