quarta, 02 de dezembro de 2020

Quatro Casamentos e um Funeral


Quatro Casamentos e um Funeral
Assista Agora!
Amazon Prime Vídeo iTunes

O inglês Hugh Grant estava longe de ser um novato no cinema em 1994, quando caiu nas graças do público internacional como o protagonista de Quatro Casamentos e um Funeral. A comédia romântica virou um blockbuster, com mais de US$ 245 milhões de bilheteria – um estouro para o gênero. Aos 34 anos, Grant já havia trabalhado com cineastas importantes como Roman Polanski (Lua de Fel) e James Ivory (Vestígios do Dia), mas o diretor Mike Newel (A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata) e o roteirista Richard Curtis (Um Lugar Chamado Notting Hill) fizeram mágica.

Newel, ao dar closes generosos naquele sorriso de dentes ligeiramente tortos e no olhar de azul ofuscante e pálpebras meio caídas. E Curtis, ao beber no humor cínico e perspicaz típico dos britânicos e colocá-lo à perfeição na embocadura do protagonista. Resultado: Globo de Ouro de melhor ator em comédia e musical e portas abertas em Hollywood. O filme se estrutura justamente entre quatro casamentos e um funeral, não necessariamente nessa ordem.

O solteirão Charles (Hugh Grant) e seu inseparável grupo de amigos estão sempre entre os convidados – ou no altar! Logo no primeiro casamento, ele se encanta com Carrie (Andie MacDowell), a americana sofisticada com quem passa uma noite incrível. O status dessa relação é diferente em cada uma das cerimônias e, mesmo sem desfocar do par central, o enredo cuida bem dos coadjuvantes. Vale destacar Kristin Scott Thomas (O Paciente Inglês) como uma “nariz em pé” do bem que tem um amor platônico, e Simon Callow (Shakespeare Apaixonado) na pele de um gay sem medo de “causar”.

Quatro Casamentos e um Funeral abraçou os clichês da comédia romântica com irreverência, e foi com o mesmo ímpeto que, 25 anos depois, o elenco original se reuniu para uma continuação, na verdade um curta-metragem beneficente produzido pela rede americana NBC. Chama-se One Red Nose and a Wedding e vai aqui o link para vocês assistirem. E mais: também em 2019, o canal de streaming Hulu produziu uma série homônima inspirada no filme.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Quatro Casamentos e um Funeral/Four Weddings and a Funeral
Direção: Mike Newell
Duração: 117 minutos

País de Produção/Ano: Reino Unido, 1994
Elenco: Hugh Grant, Andie MacDowell, James Fleet, Kristin Scott Thomas, John Hannah, Simon Callow, Charlotte Coleman
Distribuição: Fox Film do Brasil

Assista Agora!
Amazon Prime Vídeo iTunes

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!