domingo, 11 de abril de 2021

Greyhound: Na Mira do Inimigo


Greyhound: Na Mira do Inimigo
Assista Agora!
Apple TV Plus

Tom Hanks é mesmo o herói americano por excelência da Hollywood atual, com direito inclusive a se contaminar com Covid-19 logo no início da pandemia global. Recuperou-se bem, e já está causando alvoroço com seu filme mais recente, após a indicação ao Oscar deste ano por Um Lindo Dia na Vizinhança. O thriller de guerra Greyhound: Na Mira do Inimigo engrossa a fila das produções lançadas diretamente nas telinhas em decorrência do fechamento dos cinemas em todo o mundo, com Hanks no papel triplo de produtor, roteirista e protagonista.

O ator retomou o posto no mar de Capitão Phillips com a adaptação de próprio punho do livro O Bom Pastor, de C. S. Forester, escritor inglês famoso por suas histórias navais, ambientadas na Marinha. É o terceiro roteiro de Hanks, depois de The Wonders: O Sonho Não Acabou (1996), sua estreia na direção, e Larry Crowne: O Amor Está de Volta (2011), que também dirigiu. Mas a batuta dessa vez ficou com Aaron Schneider (Segredos de um Funeral), vencedor do Oscar de melhor curta-metragem por Dois Soldados (2003), que surpreende pelo domínio de cena e pela competência de cadenciar o ritmo e o clima de suspense.

Greyhound é o nome da embarcação-líder de um comboio internacional de 37 navios, carregados de tropas e suprimentos para desembarque na Inglaterra em fevereiro de 1942, no auge da Segunda Guerra Mundial. O comboio militar está prestes a passar pelo chamado ‘buraco negro’, única área de navegação ao norte do Oceano Atlântico, de cerca de 50 horas, sem a proteção dos aviões da Força Aérea, por questões climáticas.

O problema é que as forças nazistas também sabem dessa condição, e usam seus poderosos submarinos U-boats para atacar sem perdão os reforços aliados, mesmo sob duras tempestades. Ernest Krause (Hanks) é o capitão do Greyhound, que em sua primeira missão no comando de um destroyer norte-americano, com a ajuda de devotos e desconfiados colaboradores, vai enfrentar tremendas perdas e salvar muitas vidas.

Greyhound: Na Mira do Inimigo, como seu protagonista, é um filme tipicamente norte-americano, para o bem ou para o mal. Krause é o herói imperfeito, religioso, líder amável, mas firme, que se despediu da mulher dos seus sonhos para defender a pátria. O inimigo nazista é sádico e pretexto narrativo tanto para o conflito principal como para enaltecer a grande América salvadora de todas as pátrias. O único membro negro da tripulação do navio de Krause é o cozinheiro Cleveland (Rob Morgan, Luta por Justiça), algo que tem sido aliás muito comentado. Mas o entretenimento garantido está lá, filmado com competência, e joga o espectador no tabuleiro de uma eletrizante partida de Batalha Naval, conduzida por Hanks em seu costumeiro estado de graça. Essa parte, pelo menos, deu vontade de assistir no cinema.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Greyhound: Na Mira do Inimigo/Greyound
Direção: Aaron Schneider
Duração: 91 minutos

País de Produção/Ano: EUA/Canadá/China, 2020
Elenco: Tom Hanks, Stephen Graham, Travis Quentin, Matthew Zuk, Rob Morgan, Elisabeth Shue
Distribuição: Sony Pictures

Assista Agora!
Apple TV Plus

Compartilhe!

Fátima Gigliotti

Fátima Gigliotti

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista, editora, professora (não muito), crítica (chatinha) de cinema e audiovisual. Trabalhou no jornal A Folha de São Paulo, na coleção Cinemateca Veja, nas revistas TVA, Ver Vídeo, Set, Querida e Preview.

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!