quinta, 21 de janeiro de 2021

O Corvo Branco


O Corvo Branco
Assista Agora!
HBO GO Google Play iTunes Youtube

Não foi à toa que Ralph Fiennes (Segredos Oficiais) interpretou um dos vilões mais temíveis das franquias recentes do cinema, o Lord Voldemort da saga Harry Potter. O ator e diretor inglês contagia seus personagens e produções com uma gravidade que já estava presente no papel que lhe deu projeção internacional, o soldado nazista do premiado A Lista de Schindler (1993), de Steven Spielberg, pelo qual concorreu ao Oscar de ator coadjuvante.

O Corvo Branco é seu terceiro trabalho na direção, depois de Coriolano (2011) e Nosso Segredo (2013), filmes de época com fortes traços autorais. Dessa vez, Fiennes queria se concentrar apenas na direção, mas para garantir investimentos que viabilizassem o projeto, assumiu o papel de Alexander Pushkin, bailarino e famoso professor de dança soviético. Pushkin foi responsável pela formação de dois dos maiores talentos do balé clássico da segunda metade do século 20, os russos Rudolph Nureyev e Mikhail Baryshnikov. Não por acaso, eles se rebelaram contra a repressão política da antiga União Soviética e pediram asilo, respectivamente, na França e no Canadá. Para compor seu Pushkin, Fiennes recebeu dicas preciosas de Baryshnikov.

O filme registra a primeira viagem de Nureyev (estreia promissora do ucraniano Oleg Ivenko) a Paris, aos 23 anos, para se apresentar com a conceituada Academia de Dança de Kirov, em 1961. Acolhido pelas autoridades francesas, ele se torna ícone mundial da dança e vive no país até morrer em 1993, aos 54 anos, vítima da Aids. O roteirista David Hare (O Leitor) inspira-se no livro Rudolph Nureyev: The Life, de Julie Kavanagh, mas se atém à humilde infância e à agitada juventude, período em que Nureyev aproveitava os intervalos dos rigorosos treinos para sorver a cultura parisiense.

Seu deslumbramento diante das artes do Museu do Louvre, da arquitetura e dos monumentos da Cidade Luz contrasta com a imponente presença no palco e a forte personalidade. O bailarino vara a noite com seus novos amigos franceses pelas mesas de bares e clubes, deleite proibido pelos seguranças da companhia. Fiennes filma o encontro de Nureyev com a liberdade de si próprio e de sua arte. É um retrato sem leveza, mas com beleza. Talvez seja mesmo difícil amenizar os efeitos danosos de governos autoritários na cultura e nos artistas de um país. O Corvo Branco, apesar de tudo, é um testemunho desse drama com um final feliz.




Trailer

Ficha Técnica

Título: O Corvo Branco/The White Crow
Direção: Ralph Fiennes
Duração: 127 minutos

País de Produção/Ano: Reino Unido/França/Sérvia, 2018
Elenco: Oleg Ivenko, Ralph Fiennes, Louis Hofmann, Adèle Exarchopoulos, Sergei Polunin, Olivier Rabourdin, Raphaël Personnaz
Distribuição: HBOGo

Assista Agora!
HBO GO Google Play iTunes Youtube

Compartilhe!

Fátima Gigliotti

Fátima Gigliotti

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista, editora, professora (não muito), crítica (chatinha) de cinema e audiovisual. Trabalhou no jornal A Folha de São Paulo, na coleção Cinemateca Veja, nas revistas TVA, Ver Vídeo, Set, Querida e Preview.

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!