terça, 11 de maio de 2021

Notas de Rebeldia


Notas de Rebeldia
Assista Agora!
Netflix

Há uma cena em Notas de Rebeldia que já vale o filme. Mas a estreia da direção do elogiado produtor e roteirista Prentice Penny (as séries Insecure e Happy Endings) possui muitas qualidades, elenco talentoso e um charme peculiar ao abordar o sofisticado mundo da paixão por vinhos e da disputada carreira de sommelier. Para quem não sabe, o sommelier é o especialista responsável pela carta de bebidas de restaurantes finos, aquele que indica qual vinho se hamoniza melhor com cada prato. 

O jovem Elijah (Mamoudou Athie, O Círculo) decide estudar para se tornar um Master Sommelier, depois de trabalhar meio-período numa loja de vinhos por cinco anos. A prova é dificílima e o curso caro, mas ele finalmente parece sabe o que quer, depois de sonhar ser DJ e professor no Japão (!). O problema é que seu pai Louis (Courtney B. Vance, O Retorno de Ben) quer que ele assuma o negócio da família, uma churrascaria especialista em costeleta em Memphis. Carne e vinho aqui, a princípio, não combinam, para desgosto de Sylvia (Niecy Nash, Olhos que Condenam), a esposa e mãe amorosa. Mesmo lutando contra um câncer, Sylvia arrecada dinheiro para que o filho viaje a Paris numa das etapas mais importantes do curso.

O drama familiar como raiz para uma história de superação não é original, mas Prentice Penny a reveste de um lirismo inesperado. O diretor situa o filme entre os moradores de um bairro negro da histórica cidade de Elvis Presley, embalado a rap, hip hop e soul de artistas como Yo Gotti, Moneybagg Yo e Blac Youngsta. Já na sequência de abertura, é uma batida ritmada de rap que embala as imagens que contrapõe o método artesanal de Louis no corte de suas carnes com as etapas da esmerada vinicultura.

A sisudez afetuosa de Elijah é nosso passaporte para entrar em seus dois mundos distintos, que ele tenta conciliar a todo custo. Nas entrelinhas, como no suave perfume dos bons vinhos, estão o conflito de gerações, a cobrança do sucesso, o preconceito. Falta veracidade na  encenação do protocolo do curso e das provas para o Master Sommelier, mas quem se importa? Notas de Rebeldia tem aquele sabor inconfundível da descoberta da paixão por algo, uma força que invade e realinha a vida.

Elijah seduz uma cliente comparando um Chardonnay a Jay-Z, um Pinot Grigio a Kanye West, um Riesling a Drake, todos rappers da hora. Usa a sua própria linguagem para falar do que ama, e quando lhe perguntam por que gosta tanto de vinho, a resposta é deliciosa. A estadia dele e dos amigos em Paris, filmada nas ruas e não nos monumentos, também regada a hip hop francês, faz bater a saudade dos tempos em que podíamos viajar pelo mundo livremente. Mas a cena que vale o filme envolve dois amores de Elijah, sua mãe e o vinho. Impossível não se comover.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Notas de Rebeldia/Uncorked
Direção: Prentice Penny
Duração: 104 minutos

País de Produção/Ano: EUA, 2020
Elenco: Mamoudou Athie, Courtney B. Vance, Sasha Compère, Niecy Nash, Gil Ozeri, Matt McGorry
Distribuição: Netflix

Assista Agora!
Netflix

Compartilhe!

Fátima Gigliotti

Fátima Gigliotti

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista, editora, professora (não muito), crítica (chatinha) de cinema e audiovisual. Trabalhou no jornal A Folha de São Paulo, na coleção Cinemateca Veja, nas revistas TVA, Ver Vídeo, Set, Querida e Preview.

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!