quarta, 02 de dezembro de 2020

Rush: No Limite da Emoção


Rush: No Limite da Emoção
Assista Agora!
NET NOW Amazon Prime Vídeo Globoplay

Rush: No Limite da Emoção recebeu o BAFTA (o Oscar inglês) de melhor edição e duas indicações ao Globo de Ouro, de melhor filme e ator coadjuvante para Daniel Brühl (7 Dias em Entebbe), entre 63 indicações na temporada de premiações de 2014. Mesmo assim, é pouco face às muitas qualidades da produção sobre a acirrada disputa na temporada 1976 da Fórmula 1, entre o piloto inglês James Hunt (Chris Hemsworth, Resgate) e o austríaco Niki Lauda (Brühl).

Baseado em fatos, o talentoso roteirista Peter Morgan (Frost/Nixon, série The Crown) criou uma história de rivalidade e amizade, heroísmo e medo, disciplina e ousadia de dois apaixonantes personagens. E o faz com a maestria de nunca julgá-los, mas apresentá-los em toda a sua emoção e complexidade. Sempre firme na batuta, o diretor Ron Howard (Uma Mente Brilhante) entrega um eletrizante filme de ação com sequências históricas de disputa nas pistas, diálogos de consistente teor dramático fora delas, e a reconstituição do terrível acidente e da dolorosa recuperação de Lauda.  

Mais do que contar com uma equipe de produção impecável, eficientes efeitos especiais e a trilha sonora sempre impactante de Hans Zimmer (Dunkirk), o cineasta investe no talento e carisma de seus protagonistas. Como o simpático piloto impulsivo, indisciplinado, playboy e mulherengo, Chris Hemsworth tem uma de suas melhores performances no papel de James Hunt. Também é assim para Daniel Brühl como Niki Lauda (que aprovou o filme, deu entrevistas na época do lançamento e faleceu em maio de 2019), com suas regras, seu rigor, sua timidez e seu apego ao sucesso financeiro que a Fórmula 1 poderia lhe trazer.

É difícil explicar o encanto que Rush: No Limite da Emoção desperta, mesmo em quem não curte automobilismo. Arrisco dizer que o filme, como todo grande filme, transcende a história na tela e transforma em arquétipos seus personagens, para falar com o James Hunt livre e aventureiro, e o Niki Lauda responsável e disciplinado, que todos temos dentro de nós.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Rush: No Limite da Emoção/Rush
Direção: Ron Howard
Duração: 123 minutos

País de Produção/Ano: Reino Unido/EUA, 2013
Elenco: Chris Hemsworth, Daniel Brühl, Olivia Wilde, Alexandra Maria Lara, Pierfrancesco Favino, Natalie Dormer, Stephen Mangan, Christian McKay
Distribuição: Califórnia Filmes

Assista Agora!
NET NOW Amazon Prime Vídeo Globoplay

Compartilhe!

Fátima Gigliotti

Fátima Gigliotti

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista, editora, professora (não muito), crítica (chatinha) de cinema e audiovisual. Trabalhou no jornal A Folha de São Paulo, na coleção Cinemateca Veja, nas revistas TVA, Ver Vídeo, Set, Querida e Preview.

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!