domingo, 11 de abril de 2021

Contágio


Contágio
Assista Agora!
Vivo Play Looke Google Play NET NOW Youtube

Contágio entrou para o topo da lista dos filmes mais vistos, alugados ou comprados nas plataformas de streaming em todo o mundo nesse caótico cenário de coronavírus. Mas, atenção, o thriller dramático dirigido por Steven Soderbergh (A Lavanderia) em 2011 é ficção. Uma ótima ficção, e mais uma parceria bem-sucedida entre o engajado roteirista Scott Z. Burns (O Relatório) e o excelente cineasta. Burns, aliás, se inspirou no surto de gripe suína, a H1N1, para escrever o roteiro de Contágio, fruto de uma pesquisa de três anos. Daí a acuidade na recriação das formas de contaminação, de prevenção e das medidas institucionais de combate ao vírus, neste caso totalmente fictício.

Contágio é de tirar o fôlego. Um cronômetro marca a contagem do tempo para amplificar o efeito de urgência no desenrolar da trama, composta de vários núcleos narrativos e elenco estelar - aliás, uma marca de Soderbergh. Na primeira sequência, a executiva Beth (Gwyneth Paltrow, Shakespeare Apaixonado) volta de uma viagem a Hong Kong, faz uma escala em Chicago para encontrar o amante, chega em casa e no dia seguinte, tem convulsão e morre. Pouco depois, seu filho pequeno tem o mesmo destino, e o marido Mitch (Matt Damon, Ford vs Ferrari) é colocado em quarentena.

Daí em diante, casos semelhantes surgem em várias partes do mundo. Na OMS (Organização Mundial de Saúde), além da mobilização para prevenção e combate, uma cientista (Marion Cotillard, Estaremos Sempre Juntos) é enviada a Hong Kong para investigar a origem do vírus. Nos Estados Unidos, no laboratório do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, a cientista Ally (Jennifer Ehle, O Gênio e o Louco) tenta isolar o vírus para encontrar a vacina, enquanto o diretor, Dr. Ellis (Laurence Fisburne, Matrix), faz o meio de campo entre o governo, o exército, a assistência às vítimas e a comunicação oficial dos boletins. Para Chicago, onde a situação está fora de controle, ele envia a dedicada Dra. Erin (Kate Winslet, O Amor Não Tira Férias).

Enquanto as cifras de contágio e mortalidade se contam aos milhões e o estado de calamidade impera no mundo, um jornalista dedicado a teorias de conspiração, Allan (Jude Law, Capitã Marvel), usa a popularidade de seu blog para espalhar fake news (na época ainda não se usava a expressão), inclusive sobre um provável antídoto, com o patrocínio secreto e milionário de uma indústria farmacêutica. A corrida contra o tempo faz a Dra. Ally testar a vacina nela mesma. Mas até que toda a população mundial seja vacinada, a ordem é de isolamento social. O final aponta para uma solução científica, como espera o mundo hoje diante do coronavírus. Que venha logo, pelo amor...




Trailer

Ficha Técnica

Título: Contágio/Contagion
Direção: Steven Soderbergh
Duração: 106 minutos

País de Produção/Ano: EUA/Emirados Árabes, 2011
Elenco: Matt Damon, Laurence Fishburne, Jennifer Ehle, Kate Winslet, Jude Law, Marion Cotillard, Gwyneth Paltrow, Elliott Gould, Bryan Cranston
Distribuição: Warner

Assista Agora!
Vivo Play Looke Google Play NET NOW Youtube

Compartilhe!

Fátima Gigliotti

Fátima Gigliotti

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista, editora, professora (não muito), crítica (chatinha) de cinema e audiovisual. Trabalhou no jornal A Folha de São Paulo, na coleção Cinemateca Veja, nas revistas TVA, Ver Vídeo, Set, Querida e Preview.

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!