sexta, 27 de novembro de 2020

Antologia da Cidade Fantasma


Antologia da Cidade Fantasma
Assista Agora!
NET NOW Vivo Play

A pequena Irénée-les-Neiges tem 215 habitantes. Parece parada no tempo e o inverno deixa o cenário opaco nas cores, e no ânimo da comunidade. O clima pesa ainda mais quando um estranho acidente de carro mata Simon, de 21 anos. Seu irmão fica em choque, a mãe não aceita a ideia de suicídio e o pai, consumido pela dor, simplesmente vai embora sem destino. Rondam boatos de que o rapaz não suportava o ambiente provinciano e a falta de perspectiva do isolado recanto no interior do Canadá, e teria orquestrado a trágica retirada.

Antologia da Cidade Fantasma é sobre o luto. A perda a ser digerida pela família e pela pacata população, no entanto, não é só a da morte de Simon, mas da vida da própria cidade. Inspirado no romance de Laurence Olivier (homônimo do grande ator inglês), o diretor Denis Côté (Curling) trabalha no registro do sobrenatural e do realismo fantástico, porque às tantas Simon começa a fazer aparições, e nem sempre sozinho.

Além do luto, o cineasta se debruça sobre o medo – medo do desconhecido, do novo, do outro. Essa resistência se ilustra na estética, com imagens granuladas filmadas em 16 mm, e ganha corpo na prefeita, que rechaça a psicóloga enviada de Montreal para amparar os moradores. É um filme propositadamente esquisito, excêntrico na forma e misterioso na maneira como lança mais perguntas do que apresenta respostas. A presença fantasmagórica é instigante, principalmente pela naturalidade com que os vivos reagem diante dos fantasmas. Não há sustos fáceis, gritos, ataques repentinos e outros clichês do gênero.

Côté comete certos exageros nas bizarrices, como a inexplicada levitação de uma das personagens, mas em geral faz bom uso das metáforas. Uma delas, do protecionismo e da dificuldade em se adaptar ao mundo globalizado – e aí entram amplas questões de diversidade. O enredo se equilibra entre uma gama razoável de personagens. Todos, sem exceção, com conflitos internos e com a vila, esse lugar inóspito que atrai e repele seu povo simultaneamente, os vivos e os mortos.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Antologia da Cidade Fantasma/Répertoire des villes disparues
Direção: Denis Côté
Duração: 97 minutos

País de Produção/Ano: Canadá, 2019
Elenco: Robert Naylor, Josée Deschênes, Jean-Michel Anctil, Larissa Corriveau, Diane Lavallée
Distribuição: Zeta Filmes

Assista Agora!
NET NOW Vivo Play

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!