quinta, 26 de novembro de 2020

1917


1917
Assista Agora!
Vivo Play Google Play NET NOW Youtube iTunes

Vencedor dos Globos de Ouro de melhor filme e diretor, e dos Oscar 2020 de fotografia, efeitos visuais e mixagem de som, 1917, de Sam Mendes, é uma produção sem igual, uma experiência imersiva, um tour de force tecnicamente impecável e uma narrativa soldada no elemento humano.

Inspirado nas histórias que ouvia do avô veterano de guerra, Sam Mendes criou um enredo aparentemente simples. Nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), os jovens soldados ingleses Schofiled (George MacKay, de Capitão Fantástico) e Blake (Dean-Charles Chapmann, da série Game of Thrones) são incumbidos de entregar uma importante mensagem que pode poupar a vida de 1600 combatentes, entre eles o irmão de Blake. Se fosse hoje, bastava uma mensagem de WhatsApp, mas no início do século passado transmitir um recado empreendia uma mão de obra danada e, neste caso, uma corrida contra o tempo.

Do momento em que a câmera capta a planície florida, os soldados em um momento de respiro e o chamado para a missão, a câmera de Sam Mendes não desgruda desses rapazes que vão tentar o impossível. 1917 foi construído como um engenhoso plano-sequência e o espectador segue a dupla em tempo real. Em nova parceria com o fotógrafo Roger Deakins, com quem rodou 007 – Operação Skyfall, Foi Apenas um Sonho e Soldado Anônimo, o cineasta colocou o elenco para ensaiar por seis meses o evento que dura um dia. Os cortes são quase imperceptíveis.

Não há flashbacks e nem tempo para conversas reveladoras nesse épico de guerra. Não se sabe praticamente nada da vida de Schofield e Blake antes da guerra. O que vale é o aqui e o agora. Mas há algo no olhar e na determinação que faz o público colar nesse dois soldados e torcer cada minuto para que eles cheguem ao destinatário.

Os astros Benedict Cumberbatch, Mark Strong, Andrew Scott, Richard Madden, Claire Duburcq e Colin Firth fazem participações especiais nesse caminho árduo e repleto de contratempos. 1917 pede para ser visto e revisto, porque é na imagem final que o espectador se dá conta da sofisticação do roteiro e da construção de cenas que tomam outra dimensão e significado quando analisadas como um todo. 




Trailer

Ficha Técnica

Título: 1917
Direção: Sam Mendes
Duração: 120 minutos

País de Produção/Ano: Reino Unido/EUA, 2019
Elenco: George MacKay, Dean-Charles Chapman, Mark Strong, Andrew Scott, Richard Madden, Claire Duburcq, Colin Firth, Benedict Cumberbatch
Distribuição: Universal Pictures

Assista Agora!
Vivo Play Google Play NET NOW Youtube iTunes

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!