terça, 11 de maio de 2021

Em Guerra


Em Guerra
Assista Agora!
NET NOW Vivo Play

Nesta quarta colaboração entre o diretor e roteirista Stéphane Brizé e o ator Vincent Lindon, depois de Mademoiselle Chambon (2009), Uma Primavera com Minha Mãe (2012) e O Valor de um Homem (2015), que deu a Lindon a Palma de Ouro de melhor ator no Festival de Cannes, a sintonia e confiança entre os dois são essenciais para gestar o efeito contundente e reflexivo de Em Guerra. Se em O Valor de um Homem o protagonista lutava pessoal e individualmente contra o desemprego e seus efeitos, agora o líder sindical Laurent Amédéo (Lindon) representa, simboliza e dá voz a um coletivo de trabalhadores submetidos ao mesmo problema. São 1100 funcionários da usina francesa de Agen, unidade da Perrin Industries, poderoso grupo alemão do setor automobilístico.

Após dois anos de redução e desistência de vários benefícios em troca da continuidade da produção por cinco anos, os trabalhadores são avisados que a fábrica vai fechar, por inviabilidade econômica. Mas a verdade é que a unidade será transferida para a Romênia, onde os custos são muito mais baixos. Amédéo conduz os colegas a uma reação visceral contra a decisão com uma greve geral, também consegue a mediação de representantes do governo francês nas negociações, o apoio de operários de outra usina na região, e apela para a justiça, mas nada parece funcionar. Ao cabo de semanas de luta e cansaço, surgem dissidências entre os próprios trabalhadores, e Amédéo começa a perder o controle do movimento.

Se a tensão entre as classes, trabalhadores e empresários parece óbvia, ela é amplificada pelas lentes da câmera e pelo esmero da produção, com destaque para a fotografia e trilha sonora, que dão ao filme um ritmo avassalador, uma tessitura realista quase jornalística. Repare que os enquadramentos abertos colocam os trabalhadores no centro da tela, e “os donos do poder” nas extremidades, à margem.

É uma composição cênica que, pelo espelhamento inverso na realidade, traduz o tom gritante de denúncia. O diretor, com seu elenco de extraordinários amadores, à exceção de Lindon, faz uma crítica severa e aguda ao discurso vazio dos grandes grupos econômicos para justificar suas arbitrariedades, à neutralidade danosa do poder público e sua defesa da famosa mão invisível do mercado a regular a economia. E mesmo que o espectador esteja preparado para o desfecho dessa crônica de uma derrota anunciada, falta o ar.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Em Guerra/En Guerre
Direção: Stéphane Brizé
Duração: 113 minutos

País de Produção/Ano: França, 2018
Elenco: Vincent Lindon, Mélanie Rover, Jacques Borderie, Valérie Lamond, Jean Grosset, David Rey, Olivier Lemaire
Distribuição: Supo Mungam Films

Assista Agora!
NET NOW Vivo Play

Compartilhe!

Fátima Gigliotti

Fátima Gigliotti

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista, editora, professora (não muito), crítica (chatinha) de cinema e audiovisual. Trabalhou no jornal A Folha de São Paulo, na coleção Cinemateca Veja, nas revistas TVA, Ver Vídeo, Set, Querida e Preview.

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!