quinta, 26 de novembro de 2020

Jornada da Vida


Jornada da Vida
Assista Agora!
Youtube NET NOW Looke Google Play iTunes

Famoso – e premiado – por Intocáveis (2011), que ganhou refilmagem argentina (Inseparáveis) a americana (Amigos Para Sempre), Omar Sy realiza seu trabalho mais pessoal em Jornada da Vida. Nascido na França, filho de pai senegalês e mãe mauritana, o ator acumula a função de produtor desse delicado road movie ambientado no continente africano.  

Menos é (muito) mais nessa fábula sobre amizade e reencontro com as raízes, que tem na simplicidade e na despretensão um antídoto contra a pieguice. Seydou Tall, o protagonista, é um famoso ator francês, que pretende aproveitar o tour de promoção de seu livro em Dakar, para passar mais tempo com o filho pequeno e lhe apresentar a terra de seus ancestrais. A ex-mulher, porém, proíbe o garoto de acompanhar o pai.  

Quem não vê a hora de Seydou chegar é Yao, o adolescente que sai sem aviso de sua aldeia ao norte de Senegal e percorre sozinho quase 400 quilômetros até a capital Dakar. Tudo isso para pedir um autógrafo de seu ídolo no exemplar do livro, lido tantas vezes que está memorizado.  Aqui vale um parênteses: o ator mirim Lionel Basse é fora de série. Raro ver alguém dessa idade fazer brotar dignidade e determinação do olhar.

Pois a ousadia deixa o astro comovido a tal ponto que Seydou decide levar Yao de volta para casa. Dizer que a jornada será transformadora para ambos pode parecer óbvio, mas o cineasta e corroteirista Philippe Godeau vai além da trama edificante e adocicada. Transforma a paisagem do Senegal na personagem que ora abraça com a sombra de árvores esculturais, ora repudia os viajantes com poeira e calor escaldante. Yao está em seu habitat natural, mas tanto Seydou quanto o espectador são obrigados a abandonar o imediatismo ocidental, sentir o tempo passar e se abrir às pessoas, à cultura e ao misticismo que pulsa naquele fascinante canto do mundo.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Jornada da Vida/Yao
Direção: Philippe Godeau
Duração: 103 minutos

País de Produção/Ano: França/Senegal, 2018
Elenco: Omar Sy, Lionel Louis Basse, Fatoumata Diawara, Gwendolyn Gourvernec
Distribuição: California

Assista Agora!
Youtube NET NOW Looke Google Play iTunes

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!