quarta, 02 de dezembro de 2020

Bird Box


Bird Box
Assista Agora!
Netflix
Compre Agora!
Saraiva Amazon

O rosto tenso de Sandra Bullock preenche a tela no início de Bird Box. Malorie, sua personagem, fala firme sobre uma viagem dura e longa que farão pelo rio e ordena que, em nenhuma circunstância, retirem a venda dos olhos. Seus assustados ouvintes são duas crianças pequenas. “Se olharem, vão morrer”, ela insiste.

Começa muito bem esse suspense pós-apocalíptico que remete ao recente Um Lugar Silencioso, em que o clã formado por Emily Blunt, John Krasinski e filhos não pode dar um pio, ou todos serão mortos pelas criaturas alienígenas que caçam atraídas pelo som.

A força sombria de Bird Box é sobrenatural e quem olhar para ela comete suicídio na hora. A "caixa de pássaros" do título original é um dos poucos objetos levados pela protagonista no pequeno bote que precisa alcançar um local supostamente protegido. Os passarinhos sentem e anunciam a aproximação do mal.

O roteirista Eric Heisserer é o mesmo do excelente A Chegada e aqui adapta o romance de Josh Malerman (a obra está disponível na Saraiva e na Amazon). A diretora é a dinamarquesa Susanne Bier e quem assistiu a Em Um Mundo Melhor e Segunda Chance sabe que os laços de família estão no centro de sua obra – em Bird Box não é diferente.

A narrativa é bifurcada. No passado, às vésperas do surto suicida mundial, Malorie aparece grávida, solteira e com instinto materno nulo. A tragédia a coloca em contato com outros sobreviventes, que se refugiam em uma casa. Nesse grupo, Trevante Rhodes e John Malkovich são destaques do elenco. Essa etapa corre paralela à travessia no rio, e explica como Malorie e as crianças foram parar ali cinco anos depois. 

Bird Box é de grudar na cadeira. A tensão é constante, mas repare que a cineasta está mais interessada em investigar os efeitos da situação do que em desvendar o mistério. Seu filme, no fundo, é sobre a maternidade.

 




Trailer

Ficha Técnica

Título: Bird Box
Direção: Susanne Bier
Duração: 124 minutos

País de Produção/Ano: EUA, 2018
Elenco: Sandra Bullock, Trevante Rhodes, John Malkovich, Sarah Paulson, Jacki Weaver
Distribuição: Netflix

Assista Agora!
Netflix
Compre Agora!
Saraiva Amazon

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!