sábado, 12 de junho de 2021
Streaming Drama

O Impossível


O Impossível
Assista Agora!
Netflix Amazon Prime Vídeo Telecine Play iTunes Google Play Youtube Looke

Mais de 200 mil pessoas morreram vítimas do terremoto seguido de tsunami que devastou a Indonésia, Sri Lanka, Índia, Tailândia e outros nove países em 26 de dezembro de 2004. O espanhol Juan Antonio Bayona assistiu à catástrofe asiática pelos noticiários. Na época, ele dava os primeiros passos como cineasta e sentiu que o desastre natural foi muito mais valorizado pela mídia que a tragédia humana.

O Impossível

Bayona saiu a campo para pesquisar e entre a centena de histórias que ouviu, encontrou o caso extraordinário de um casal de espanhóis e seus três filhos – no filme, eles são ingleses. Clint Eastwood já havia feito uma impressionante recriação da onda gigante em Além da Vida (2009). O que Bayona realiza em O Impossível é colocar o público no centro do tsunami. As cenas que antecedem a fúria da natureza são idílicas e trazem o casal formado por Naomi Watts (King Kong) e Ewan McGregor (Doutor Sono) nas comemorações natalinas em um luxuoso hotel da Tailândia. Eles estão com os filhos na piscina quando uma brisa estranha denuncia um apressado revoar de pássaros. E então a água invade, sem aviso.

O diretor segue essa família separada pela correnteza, sem saber quem sobreviveu. As relações familiares foram tema de Bayona em seu primeiro longa, O Orfanato (2007), mas com toques sobrenaturais. A palavra em O Impossível é realismo. Se as lágrimas brotam fácil do espectador, é porque a jornada é verdadeira nos fatos e, principalmente, na emoção. Ewan McGregor arma uma sequência de soluçar com o simples uso de um celular, e Tom Holland estreia no cinema de forma arrasadora.

O Impossível

Aos 16 anos, o futuro astro de Homem-Aranha: Longe de Casa aparentava ter menos idade e passou fácil como um garoto de seus 12 anos. Sem aquele jeito irritante de criança prodígio, ele traça um arco dramático de arrepiar na luta pela sobrevivência entre os destroços. Já Naomi Watts mergulha literalmente de corpo e alma na pele dessa mãe desesperada, que lhe rendeu indicação ao Oscar 2013 de melhor atriz. Bayona a acompanha maravilhado com sua câmera. Perscruta sua dor, sua beleza etérea e transforma o cinema-catástrofe em uma obra de arte.




Trailer

Ficha Técnica

Título: O Impossível/Lo Imposible
Direção: J.A. Bayona
Duração: 114 minutos

País de Produção/Ano: Espanha, Tailândia, EUA, 2012
Elenco: Naomi Watts, Ewan McGregor, Tom Holland, Samuel Joslin, Oaklee Pendergast, Geraldine Chaplin
Distribuição: Paris Filmes

Assista Agora!
Netflix Amazon Prime Vídeo Telecine Play iTunes Google Play Youtube Looke

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!