quarta, 17 de agosto de 2022
Streaming Drama Biografia

O Charlatão


O Charlatão
Assista Agora!
Looke iTunes NET NOW Google Play Vivo Play Youtube

Se não fosse pelo cinema, dificilmente conheceríamos a história do herbalista Jan Mikolášek, famoso por suas curas nada ortodoxas com ervas medicinais. Destaque da última Mostra SP e representante da República Tcheca no Oscar 2021, O Charlatão já entrega no título a polêmica que envolvia a reputação do curandeiro. Quem conta essa história é a aclamada diretora polonesa Agnieszka Holland (Filhos da Guerra), que aos 72 anos está mais ativa do que nunca.  

Nascido na Tchecoslováquia na virada do século 20, Mikolášek era filho de um jardineiro e seguiu a profissão do pai até conhecer uma curandeira, a Sra. Mühlbacher. Ela lhe ensinou não só como buscar ingredientes curativos nas plantas como a fazer diagnósticos pela simples observação em contraluz das amostras de urina dos pacientes. Flashbacks apresentam os primeiros passos de Mikolášek na profissão e seus traumáticos dias como soldado na Primeira Guerra. Quem o interpreta nessa fase é Josef Trojan, filho de Ivan Trojan, que faz o protagonista na idade adulta.

O Charlatão

Seus feitos atraíram o povo e as autoridades. Renomado já antes da Segunda Guerra, Mikolášek fez fortuna durante a ocupação nazista e sob o regime comunista. O respaldo do governo, porém, acabou com a morte de seu mais proeminente paciente, o presidente tcheco Antonín Zápotocký, em 1957. É justamente nesse ponto que a cineasta começa O Charlatão, para então retratar a perseguição que ele passa a sofrer de células militares comunistas. Agnieszka abre o escopo ao inserir o suposto romance homossexual entre Mikolášek e seu fiel assistente, Frantisek Palko (Juraj Loj).

A narrativa se bifurca entre o questionamento da legalidade da medicina alternativa e do homossexualismo, considerado crime no país naquela época. A diretora toma o lado de seu biografado ao ressaltar a obsessão dele em ajudar os outros com o dom que acreditava possuir. Também ilumina com delicadeza o caso de amor com Palko, que morava na mansão do patrão embora continuasse casado com uma mulher.

O Charlatão

Apesar de claramente romanceada, O Charlatão é uma cinebiografia envolvente de um personagem histórico desconhecido do grande público. O problema é que o enredo não se aprofunda nem na seara política e judicial, nem na amorosa. Agnieszka fez um filme digno, que vale ser assistido, mas que fica no meio do caminho de algo mais grandioso.




Trailer

Ficha Técnica

Título: O Charlatão/Charlatan
Direção: Agnieszka Holland
Duração: 118 minutos

País de Produção/Ano: República Tcheca, Irlanda, Eslováquia, Polônia, 2020
Elenco: Ivan Trojan, Joseph Trojan, Jan Vlasák, Joachim Paul Assböck, Juraj Loj, Martin Mysicka, Jana Kvantiková, Claudia Vaseková
Distribuição: A2 Filmes

Assista Agora!
Looke iTunes NET NOW Google Play Vivo Play Youtube

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (1)

Ordenar Por
Tema: O Charlatão
4/5 (2)
 
Gravatar
Novo
Lecka
Gravatar
1
0
0
Abr 2022
Primeiro
Lecka diz...

Eu adorei o filme, apenas achei que ficou faltando algo no fim

Gravatar
Novo
Suzana Uchôa Itiberê
Gravatar
4
0
0
Dez 2021
Top Poster
Suzana Uchôa Itiberê diz...

Concordo totalmente Lecka. Faltou um desfecho mais potente, com emoção. Mas o filme vai muito bem até lá. Obrigada pelo comentário!

Página 1 de 1