quarta, 05 de outubro de 2022
Cinema Drama

Marte Um


Marte Um
Garanta seu Ingresso!
Ingresso.com

A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais acaba de anunciar que Marte Um, de Gabriel Martins, vai representar o Brasil na disputa por uma vaga no Oscar 2023 de Melhor Filme Internacional. Produzido pela Filmes de Plástico e pelo Canal Brasil, o drama familiar saiu do último Festival de Gramado com os Kikitos de Melhor Filme pelo Júri Popular, Melhor Roteiro, Melhor Trilha Musical e Prêmio Especial do Júri. Arrancou lágrimas e muitos aplausos na Serra Gaúcha, e já está em cartaz nos cinemas.

Marte Um

É o primeiro longa solo de Gabriel Martins, que em 2019 dividiu a direção de No Coração do Mundo com Maurílio Martins. É Martins também o sobrenome da família cujo dia a dia ele estampa na tela nessa história pequena no formato, mas grande nos sentimentos. O cineasta nasceu na periferia de Contagem, na divisa com Belo Horizonte (MG), onde nos apresenta Deivinho (Cícero Lucas), o mais novo do clã. Craque no futebol, ele alimenta meio sem querer os planos do pai de ter o novo Neymar em casa. O sonho do garoto, porém, não é o gramado, mas o solo arenoso do planeta vermelho. Ele quer se formar astrofísico e em 2030 integrar a missão tripulada de colonização Marte Um.

Marte Um

Deivinho compartilha suas aspirações com a irmã mais velha, Eunice (Camilla Damião), estudante de Direito que decide morar com a namorada, mas esconde sua orientação sexual dos pais. Wellington (Carlos Francisco), o patriarca, é zelador de um prédio de luxo e segue firme na luta contra o alcoolismo, enquanto a esposa, Tércia (Rejane Faria), ajuda a pagar as contas como doméstica. O Brasil que emoldura esse núcleo amoroso é o do fim de 2018, com Jair Bolsonaro recém-eleito presidente da República.

Marte Um

A situação política dá o tom de uma série de eventos que abala os Martins, mas o cineasta não panfleta. Ao contrário, volta sua lente para os personagens e examina o lidar de cada um com traumas, frustrações, provações, mas também alegrias e realizações. “Esses personagens podem ser o veículo de uma coisa muito positiva, porque o mundo está um lugar muito duro”, diz o diretor na conversa com OQVER. Veja o vídeo a seguir.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Marte Um
Direção: Gabriel Martins
Duração: 114 minutos

País de Produção/Ano: Brasil, 2022
Elenco: Rejane Faria, Carlos Francisco, Camilla Damião, Cícero Lucas, Ana Hilário
Distribuição: Embaúba Filmes

Garanta seu Ingresso!
Ingresso.com

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!