Vencedor dos prêmios César de roteiro adaptado e atriz aoadjuvante (Karine Viard), Inocência Roubada foi adaptado do espetáculo-solo autobiográfico, vencedor do prêmio Molière, escrito e coreografado por Andréa Bescond, e dirigido por Eric Métayer. No filme, eles assinam em parceria a autoria do roteiro e a direção.
Na estrutura e no registro das consequências dolorosas do abuso infantil, Inocência Roubada tem paralelismos com O Conto, de Jennifer Fox, também um relato autobiográfico. Ambos exploram o vaivém no tempo da narrativa, com as protagonistas invadindo seu passado, embaralhando o real e a fantasia, como se fosse possível realizar o desejo de que tal atrocidade não tivesse acontecido ou apagá-la da memória. Mas aconteceu, lhes roubou a inocência e muito, muito mais.
Odete (Andréa Bescond) é bailarina de dança moderna, tem uma vida de excessos e uma personalidade irascível. Ela revela para a analista (Carole Franck) que foi vítima de abuso infantil aos 8 anos. O algoz foi Gilbert (Pierre Deladonchamps), melhor amigo de seus pais (Clovis Cornillac e Karin Viard), cuja negligência e ausência os levaram à cegueira inaceitável ao apelo silencioso e angustiado da pequena Odete (Cyrille Mairesse). Levará algum tempo e várias sessões de terapia para a trintona Odete revisitar e se (re)apropriar de sua história.
O título original da peça é As Cócegas ou A Dança da Cólera (Les Chatouilles ou La Dance de la Colère). São duas danças da atriz que abrem e fecham o filme, e é a dança de movimentos bruscos, dolorosos, o território de expressão e de liberdade de Odete das “cócegas” criminosas da infância. É com a palavra, muita coragem e sua arte, no entanto, que ela revisita o passado, conta a verdade, denuncia o abusador e se abre para o amor, não necessariamente nesta ordem.
Trailer
Ficha Técnica
TÃtulo: Inocência Roubada/Les Chatouilles
Direção: Andréa Bescond, Eric Métayer103
Duração: 103 minutos
PaÃs de Produção/Ano: França, 2018
Elenco: Andréa Bescond, Karin Viard, Clovis Cornillac, Pierre Deladonchamps, Grégory Montel, Carole Franck, Cyrille Mairesse
Distribuição: A2 Filmes