quarta, 29 de junho de 2022
Cinema Drama Policial

Amado


Amado
Garanta seu Ingresso!
Ingresso.com

Super-herói ou bandido? Talvez não fosse difícil responder a essa pergunta, sobre um personagem que combate o crime em um filme internacional originado nos quadrinhos. Agora, se a produção e o personagem são brasileiros, a resposta pode não ser tão fácil. Novidade nos cinemas, Amado tem essa provocação no seu DNA. Afinal, não é documentário, mas ficção inspirada em história real. E com direito a emblemática sentença nos créditos finais: “Essa é uma obra de ficção. Qualquer semelhança com alguns fatos, acontecimentos ou pessoas reais terá sido mera coincidência, porém, determinadas situações não se encontram muito longe da verdade”.

Amado

Policial linha dura de Ceilândia (DF), o cabo Amado (Sérgio Menezes) não compactua com a corrupção praticada por alguns colegas de profissão. Polêmico e violento, quando acha necessário, ele já foi rebaixado, conquistou a admiração de uns e o ódio de outros. Isso traz consequências para ele e para quem está ao seu redor. Ao bater de frente com o policial Cunha (Igor Cotrim), mais graduado e corrupto, a cabeça de Amado é colocada a prêmio por um traficante. O conflito é sublinhado pelo modus operandi de um policial honesto, desiludido com o sistema e com métodos próprios para ajudar uma sociedade acuada.

Amado

Praticada no mundo da ficção há décadas, essa “revolução” é questionável aos olhos da lei, no mundo real, mas evidencia um desejo latente (ou sufocado) por uma justiça que apoie o cidadão e não beneficie o criminoso. Dirigido por Edu Felistoque (Toro) e Erik de Castro (Federal), o longa tem abertura e enquadramentos interessantes, referências pop e sustenta o clima de tensão, auxiliado por boa música. Castro ainda assina o roteiro, que contém cenas de ação, momentos vigorosos, outros menos potentes, e bonitas doses de sensualidade. Em cena, o protagonismo e antagonismo (Menezes e Cotrim) funcionam bem.

Amado

Amado tem traços de produção feita na raça, como revelam os créditos com membros da equipe em múltiplas funções. É preciso coragem para abordar sem concessões um tema tão polêmico e sensível quanto a atuação da polícia. Assim, sobre a pergunta que abre o texto, se super-herói ou bandido, Amado é herói. De si mesmo e de muitas vítimas do crime. Do imaginário e do real. E sem a menor pretensão de final feliz, uma mensagem evidencia o flerte entre ficção e realidade: Amado existe.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Amado
Direção: Edu Felistoque, Erik de Castro
Duração: 100 minutos

País de Produção/Ano: Brasil, 2022
Elenco: Sérgio Menezes, Adriana Lessa, Gabriela Correa, Brenda Ligia, Alexandre Barillari, Igor Cotrim, Neco Vila Lobos, Sérgio Cavalcante
Distribuição: Downtown Filmes

Garanta seu Ingresso!
Ingresso.com

Compartilhe!

Roberto Cunha

Roberto Cunha

Posts do Autor

Louco por filmes e séries, gosta da magia da escrita. No caldeirão profissional, trabalhou anos na Rede Globo, Jornal do Brasil e Telecine. Ex-sócio e editor-chefe do AdoroCinema, foi também sócio e editor-executivo da revista Preview, além de membro do Super-Júri JB (Revista Programa). Produziu e apresentou o Drops de Cinema na carioca Rádio Cidade (102,9 FM) e webradio StereoZero.

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!