segunda, 27 de outubro de 2025
Streaming Drama

Adam


Adam
Garanta seu Ingresso!
Ingresso.com
Assista Agora!
Vivo Play

Antes de estrear na direção com Adam, a marroquina Maryam Touzani já dava mostras de seu talento para radiografar a sociedade e a mulher marroquina nos tempos atuais com o roteiro do ótimo Primavera em Casablanca. Agora, na mesma cidade, mergulha ainda mais profundamente no universo feminino com a história de Abla e Samia, duas mulheres unidas pelo acaso e pela dor, que se aproximam e se transformam mutuamente pela amizade e pelo amor.

Abla (Lubna Azabal, Incêndios) é viúva, discreta, mãe dedicada da simpática garotinha Warda (Douae Belkhaouda), e improvisou um comércio de pães, salgados e doces típicos no quarto da casa que dá para a rua. Um dia, nega trabalho e abrigo para uma jovem sem-teto em estado adiantado de gravidez. À noite se arrepende e acolhe Samia (Nisrin Erradi) apenas por alguns dias.

Adam

Entre essas duas mulheres fortes, a fatalidade da viuvez de Abla e a transgressão de Samia – engravidar fora do casamento –, a diretora constrói sua narrativa crítica, e ao mesmo tempo reverente, da coragem delas na luta pela sobrevivência numa cultura (ainda) patriarcal. Do desconforto e da desconfiança iniciais à parceria no lar e no trabalho, a intimidade é pouco a pouco esculpida em sequências comoventes, às vezes líricas. “A morte não pertence às mulheres”, diz Abla ao contar sobre o funeral do marido. “Poucas coisas nos pertencem de verdade”, responde Samia.

Selecionado para a disputada mostra Um Certo Olhar, do Festival de Cannes, da qual saiu vitorioso o brasileiro A Vida Invisível, Adam é um filme intimista, mas encena maravilhosamente bem a vida urbana e os costumes sociais, vistos pelos olhos das protagonistas – e suas soberbas intérpretes - através da janela de sua improvisada padaria domiciliar. Belo trabalho da diretora de fotografia Virginie Surdej (Muito Amadas). Ela e a diretora marcam, com seu olhar estético, os contornos do público e do privado ainda tão fugidios e opressores no início deste século 21. Talvez por isso, o nome do filme seja o do recém-nascido, Adão, e traga com ele a semente de um futuro mais humano.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Adam
Direção: Maryam Touzani
Duração: 98 minutos

País de Produção/Ano: Marrocos/Bélgica/França, 2019
Elenco: Lubna Azabal, Nisrin Erradi, Douae Belkhaouda, Aziz Hattab
Distribuição: Arteplex Filmes

Garanta seu Ingresso!
Ingresso.com
Assista Agora!
Vivo Play

Compartilhe!

Fátima Gigliotti

Fátima Gigliotti

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista, editora, professora (não muito), crítica (chatinha) de cinema e audiovisual. Trabalhou no jornal A Folha de São Paulo, na coleção Cinemateca Veja, nas revistas TVA, Ver Vídeo, Set, Querida e Preview.