sexta, 26 de fevereiro de 2021

Destino: Itália romântica


Destino: Itália romântica

Já que a pandemia de coronavírus nos impede de viajar, fizemos nossas malas virtualmente e embarcamos para a Itália através de três filmes muito românticos. Nosso roteiro começa na medieval Verona em Cartas Para Julieta, que reúne Amanda Seyfried e Vanessa Redgrave para lembrar que o amor não tem idade. A próxima parada é tripla. Veneza, Roma e Positano são os destinos da protagonista de Só Você, interpretada por Marisa Tomei. Pois ela está na Itália atrás de sua cara metade, e pelo caminho esbarra com o personagem de Robert Downey Jr.

A lista se fecha com o premiado Me Chame Pelo Seu Nome, que nos leva ao belíssimo cenário campestre da Lombardia, ao norte do país. Em uma atuação embriagante e indicada ao Oscar, o jovem Timotheé Chalamet dá vida a um jovem americano que desabrocha para o amor durante as férias do verão de 1983. A trilha sonora é uma atração à parte.


Romance
Cartas Para Julieta/Letters to Juliet

Cartas Para Julieta/Letters to Juliet

Por FÁTIMA GIGLIOTTI

Se há um endereço na belíssima Itália destinado a um romance adocicado, certamente será Verona, cidade de Romeu e Julieta, do insuperável clássico de William Shakespeare. Em meio à estonteante arquitetura medieval, um dos pontos turísticos mais visitados é o balcão de Julieta, sob o qual visitantes de todo o mundo deixam cartas num mural improvisado nas paredes centenárias, pedindo conselhos de amor à heroína da peça. Um grupo de voluntárias, as secretárias de Julieta, diariamente recolhe as mensagens para respondê-las. 

O local, aliás, foi fechado pela primeira vez em meio milênio para as filmagens do gracioso Cartas para Julieta, inspirado no livro homônimo não-ficcional de Lise e Ceil Friedman. Já nos créditos iniciais, uma colagem de pinturas, desenhos e esculturas de casais apaixonados de várias épocas dá o tom pop e despretensioso da produção. Mas a aspirante a escritora Sophie (Amanda Seyfried, Meu Amigo Enzo) não podia imaginar o que o destino lhe reservava ao escolher Verona para viajar com seu noivo Victor (Gael García Bernal, Estás Me Matando Susana) semanas antes do casamento.

É que Victor é chef de cozinha e vai abrir seu próprio restaurante em Nova York, e o casal quis adiantar a lua-de-mel. Mas o noivo prefere passar seu tempo visitando fornecedores, e Sophie acaba se juntando às simpáticas secretárias de Julieta para responder uma carta que ficara oculta nos tijolos do mural por 50 anos. Acontece que a destinatária da carta, a inglesa Claire (a incomparável Vanessa Redgrave, Os Escritos Secretos), decide aceitar o conselho de Sophie e reencontrar o seu primeiro amor, Lorenzo (Franco Nero, Django Livre), ao lado do neto Charlie (Christopher Egan).

Sophie embarca na aventura para ajudar Claire, mas pede licença para escrever a história, para desagrado do protetor e carrancudo Charlie. Em busca de Lorenzo, o trio viaja de Verona a Siena, da região do Vêneto à Toscana, nordeste e centro da Itália, embalado por uma trilha sonora suave. As estadias noturnas em pequenos hotéis para recarregar as baterias acabam aproximando os dois jovens, sob o olhar atento de Claire. No road movie improvisado, com fotografia caprichada e atuações elegantes, cupido sai vencedor sem grandes surpresas. Mas é um deleite ver o amor florescer entre os mais velhos e os mais idosos com igual frescor sob o verão e as paisagens italianas. 




Trailer

Ficha Técnica

Título: Cartas Para Julieta/Letters to Juliet
Direção: Gary Winick
Duração: 105 minutos

País de Produção/Ano: EUA, 2010
Elenco: Amanda Seyfried, Gael García Bernal, Vanessa Redgrave, Christopher Egan, Franco Nero
Distribuição: Lionsgate


Assista Agora!
Youtube Amazon Prime Vídeo Google Play Looke iTunes Telecine Play Vivo Play

Romance Drama
Me Chame Pelo Seu Nome/Call Me by Your Name

Me Chame Pelo Seu Nome/Call Me by Your Name

Por FÁTIMA GIGLIOTTI

Dá gosto ver o nome do Brasil na coprodução, representado pela RT Features de Rodrigo Teixeira (O Farol), de um dos mais premiados, elogiados e comentados filmes de 2017. Vencedor do Oscar e do BAFTA de melhor roteiro adaptado, com o texto envolvente e poético que o grande James Ivory (Retorno a Howards End) escreveu a partir do premiado romance homônimo de André Aciman. O próprio Aciman será parceiro do diretor Luca Guadagnino no desenvolvimento do roteiro da continuação, que já está confirmada. 

Me Chame Pelo Seu Nome é um esplendor de beleza e tessitura cinematográfica. Narra a corajosa, sensível e sensual história de amor entre o adolescente Elio (Timothée Chalamet, Um Dia de Chuva em Nova York) e o jovem acadêmico Oliver (Armie Hammer, Atentado ao Hotel Taj Mahal) no verão de 1983, na paisagem medieval, rural e deslumbrante da Lombardia, na Itália. É lá, numa casa de campo confortável, regada a conversas intelectuais, boa música, poesia, pomares e riachos, que o pai de Elio (Michael Stuhlbarg, esplêndido), professor e pesquisador da Antiguidade, recebe o bolsista norte-americano Oliver para uma temporada de pesquisas.

Elio está desabrochando para a paixão, o desejo e a sexualidade. Oliver é garboso, sedutor e cheio de si. E mesmo com as muitas diferenças entre eles, a sensibilidade e o amor vão aproximá-los inexoravelmente. É de uma época e de uma cultura de valores éticos e estéticos não tão distantes assim, mas aparentemente perdidas na curva do tempo e do conservadorismo global, que o diretor Guadagnino, com delicadeza e vigor, nos brinda com uma história de amor autêntica, livre e sem preconceitos. Salve!




Trailer

Ficha Técnica

Título: Me Chame Pelo Seu Nome/Call Me by Your Name
Direção: Luca Guadagnino
Duração: 132 minutos

País de Produção/Ano: Brasil/EUA/França/Itália, 2017
Elenco: Timothée Chalamet, Armie Hammer, Michael Stuhlbarg, Esther Garrel, Amira Casar
Distribuição: Sony Pictures


Assista Agora!
Looke Vivo Play NET NOW Telecine Play Google Play Youtube iTunes

Comédia Romântica
Só Você/Only You

Só Você/Only You

Por SUZANA UCHÔA ITIBERÊ

Aos 11 anos, Faith brincava em um tabuleiro Ouija com o irmão quando perguntou o nome da sua alma gêmea. Veio a resposta: Damon Bradley. Pouco depois, uma cartomante confirma a previsão. Já adulta e na pele da carismática Marisa Tomei (Homem-Aranha: Longe de Casa), ela está prestes a se casar com um homem chamado Dwayne quando toca o telefone. É Damon Bradley, um amigo de escola de seu noivo. Para tudo! Ao saber que o sujeito estava indo para Veneza, Faith simplesmente pega o avião e vai atrás do desconhecido. A seu lado ela tem a melhor amiga e cunhada Kate (Bonnie Hunt, Jumanji), que aproveita a deixa para se afastar do marido, com quem está em crise.

Com essa trama estapafúrdia que explora com humor e romantismo questões como destino, acaso e coincidência, Só Você fez bem à carreira de Norman Jewison, que nas décadas de 80 e 90 dirigiu sucessos como Agnes de DeusFeitiço da Lua e Hurricane, o Furacão. O par de Marisa Tomei em cena é um jovial Robert Downey Jr. (Dolittle), na pele de um vendedor de sapatos que está na Europa a trabalho, e em quem Faith esbarra sem querer. Ele fica encantado por ela e (veja só) se apresenta como Damon Bradley.

Pode esperar por reviravoltas nesse conto de fadas moderno que começa em Veneza, mas faz paradas na capital, Roma, e em Positano, na Costa Amalfitana - oh...lugar lindo. O enredo é simplista, ingênuo e aposta no jogo amoroso para levar a narrativa até seu previsível fim. O ator português Joaquim de Almeida (O Duelo) marca presença como um empresário sedutor que vai pra cima de Kate, numa paquera que promove passeios por cenários pitorescos. Para a geração século 21, Só Você pode soar meio antiquado, mas para o espectador do século passado esse romance sem apetrechos tecnológicos provoca um afetuoso saudosismo.

Fofoca de bastidores: Marisa Tomei e Robert Downey Jr. estavam namorando na época da filmagens.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Só Você/Only You
Direção: Norman Jewison
Duração: 109 minutos

País de Produção/Ano: EUA/Itália, 1994
Elenco: Marisa Tomei, Robert Downey Jr., Bonnie Hunt, Joaquim de Almeida, Billy Zane, Fisher Stevens, Adam LeFevre
Distribuição: TriStar PIctures


Assista Agora!
Netflix iTunes Youtube

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!