segunda, 12 de abril de 2021

Chris Evans: Para além do Capitão América


Chris Evans: Para além do Capitão América

Agora que Vingadores: Ultimato chegou ao streaming com o final da saga multibilionária e a despedida (de alguns, pelo menos) dos adorados super-heróis do universo Marvel, que tal se deleitar com filmes que seus intérpretes fizeram “à paisana”, sem usar a capa e o figurino que os transformaram em campeões imbatíveis de bilheteria? OQVER Cinema & Streaming te convida para a primeira maratona Para Além dos Vingadores, estrelando Chris Evans.

Você sabia que Evans já foi para trás das câmeras nas horas vagas das filmagens como Capitão América e fez bonito na direção do romance Antes do Adeus (2014)? O ator, que após se aposentar do super-herói já estreou no streaming Missão no Mar Vermelho, da Netflix, e chega novamente à telona antes do final do ano com o aguardado suspense policial Entre Facas e Segredos, já roubou, bem jovenzinho, gabarito de prova no colegial na comédia Nota Máxima (2004), primeiro filme em que atuou ao lado de Scarlett Johansson, a Viúva Negra.

Mais recentemente, em outra folguinha das filmagens de Vingadores, Evans interpretou o dedicado tio solteiro, que precisa lutar na justiça com a própria mãe pela guarda da sobrinha órfã superdotada no sensível drama Um Laço de Amor (2017, foto acima). São filmes e personagens que exibem outras qualidades do astro, mas com o mesmo carisma que o levou a interpretar o super-herói americano por excelência. 


Comédia
Nota Máxima/The Perfect Score

Nota Máxima/The Perfect Score

É curioso ver Chris Evans adolescente, mas já liderando um grupo de cinco estudantes do ensino médio num ousado plano para conquistar os seus sonhados passaportes para a universidade em Nota Máxima. Evans interpreta Kyle, que desde criança quer ser arquiteto e estudar na Universidade de Cornell, berço de grandes destaques da arquitetura. O problema é que ele não alcançou a nota de corte necessária para ser aceito na primeira prova do SAT.

Nos Estados Unidos, o exame SAT é decisivo para os candidatos a uma vaga nas mais disputadas universidades do país, algo como um Enem combinado com o vestibular aqui no Brasil. Como Kyle, seu melhor amigo, Matty (Bryan Greenberg, Noivas em Fuga), também não conseguiu entrar na Universidade de Maryland onde está a namorada. Os dois decidem então bolar um plano para roubar a prova, e convencem a se juntar a eles outros quatro colegas de infortúnio.

A estudiosa Anna (Erika Christensen, Plano de Vôo) congelou na primeira prova de tanta pressão da família para entrar na Universidade de Brown e entregou tudo em branco, enquanto o ás do basquete Desmond (o jogador da NBA, Darius Miles) precisa melhorar a nota para ganhar a gorda bolsa de estudos da Universidade St. John. Já a rica e rebelde Francesca (Scarlett Johansson) tem acesso ao prédio do SAT, e junta-se ao time apenas para desafiar o sistema – e, de quebra, seu pai ausente –, enquanto o lunático e solitário Roy (Leonardo Nam, da série Westworld) acaba ajudando no plano com seus conhecimentos de computação. Durante a elaboração e execução do roubo, os seis se conhecem melhor e encontram afinidades inesperadas.

O clássico teen Clube dos Cinco (1985), de John Hugues, é citado mais como referência e inspiração. O diretor Brian Robbins (As Mil Palavras) aproveita bem o carisma de seu elenco, dá um certo ritmo às previsíveis cenas de ação, faz uma crítica aberta ao SAT e aos exames generalistas em geral, e seu filme, no final das contas, incentiva o espírito de trabalho em equipe e o respeito à ética. Curioso é ver Scarlett dando uma de Trinity, de Matrix, anos antes de se tornar a Viúva Negra dos Vingadores.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Nota Máxima/The Perfect Score
Direção: Brian Robbins
Duração: 93 minutos

País de Produção/Ano: EUA/Alemanha, 2004
Elenco: Chris Evans, Scarlett Johansson, Bryan Greenberg, Erika Christensen, Darius Miles, Leonardo Nam, Tyra Ferrell, Matthew Lillard
Distribuição: Paramount


Assista Agora!
Youtube Google Play

Romance
Antes do Adeus/Before We Go

Antes do Adeus/Before We Go

A estreia na direção de Chris Evans recebeu algumas severas críticas, bem exageradas para o meu gosto. As comparações inevitáveis entre Antes do Adeus com o primeiro filme da trilogia de Richard Linklater, Antes do Amanhecer (1995) não ajudaram. Mas apesar dos títulos, da trama e de duas cenas semelhantes – em que os protagonistas falam com si próprios em celulares imaginários e encontram videntes pelo caminho, são propostas e tratamentos distintos, e cada um com seus diferentes méritos. Se Linklater explora o frescor e a promessa infinita do início da vida adulta, Evans trata de um certo amargor e da prudência mais afeitos à maturidade.

Nick (Evans) e Brooke (Alice Eve, Sem Rumo) encontram-se no Grand Central Terminal de Nova York poucos minutos antes do fechamento da famosa estação. Ele está tocando trompete, ela entra esbaforida para pegar o último trem, e deixa o celular cair. Quando ela perde o trem, ele tem tempo para devolvê-lo, mas já não funciona mais. A desconfiança inicial entre eles logo se transforma em solidariedade, e Nick decide ajudar Brooke a encontrar a bolsa que lhe roubaram.

Os dois trintões passam a noite perambulando por Manhattan, sem celular e com uns trocados no bolso. Só lhes resta uma boa e antiquada conversa, olho no olho. Nick está na cidade para fazer um teste para uma das bandas de jazz que mais admira. Brooke, que trabalha com arte, veio fazer a compra de um quadro. Ele não quer ir à festa de um amigo para evitar o encontro com a ex-namorada que ainda acredita amar. Ela precisa voltar para casa para evitar que o marido, que a traiu, leia a sua carta de despedida. Os dois vão enfrentar a polícia, fazer um dueto numa festa por engano, e se ajudar a enfrentar outros desafios da madrugada.

Evans adota uma direção clássica para o romance. Aposta no seu carisma, na desenvoltura de Eve, e na química entre eles para contar sua história num ritmo suave, sem atropelos, com doçura. Seu diretor de arte, John Guleserian (Questão de Tempo, Com Amor, Simon), joga com as luzes e sombras da cidade para destacar os climas e humores deste casal torto, mas irresistível, que a trilha sonora embala com delicadeza. O destino de Nick e Brooke pode ser incerto, mas passar a madrugada com eles em Nova York é uma agradável viagem.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Antes do Adeus/Before We Go
Direção: Chris Evans
Duração: 95 minutos

País de Produção/Ano: EUA, 2014
Elenco: Chris Evans, Alice Eve, Mark Kassen, Emma Fitzpatrick, John Cullum
Distribuição: HBO


Assista Agora!
HBO GO

Drama
Um Laço de Amor/Gifted

Um Laço de Amor/Gifted

Investindo mais uma vez num papel dramático, Chris Evans está muito bem acompanhado em Um Laço de Amor, ao lado de ilustres coadjuvantes como a premiada Octavia Spencer (Oscar por Histórias Cruzadas), a veterana atriz escocesa Lindsay Duncan (Um Fim de Semana em Paris) e a comediante Jenny Slate (Venon), mas quem impressiona mesmo é atriz mirim Mckenna Grace, que já foi a pequena Brie Larson em Capitã Marvel, a mini Margot Robbie em Eu, Tonya, e acaba de enfrentar a boneca diabólica em Annabelle 3: De Volta Para Casa.

Mckenna interpreta Mary, criança superdotada de 7 anos criada por Frank (Evans), que se tornou tio-solteiro depois do suicídio da irmã, um prodígio da matemática. Eles moram numa casinha simples em Tampa, litoral da Flórida, e contam com a ajuda da amorosa vizinha Roberta (Octavia) no dia a dia. Quando Frank, que trabalha como mecânico de barcos, decide matricular Mary na escola para lhe dar uma vida mais normal, tudo começa a ruir. A escola comunica à avó de Mary, Evelyn (Lindsay), a condição especial de sua neta. Com a discrição tipicamente britânica e uma frieza sem igual, Evelyn entra na justiça contra Frank para pedir a guarda da neta e “educá-la” adequadamente.

O bom roteiro, com personagens e narrativa consistentes, deu suporte ao experiente diretor Marc Webb (Apenas um Garoto em Nova York, O Espetacular Homem-Aranha, (500) Dias com Ela) para extrair o melhor de seu dedicado elenco e imprimir no drama familiar a ternura e a tristeza na medida certa. Há ecos de Mentes que Brilham, de Jodie Foster, e A Prova, de John Madden, mas Webb preferiu priorizar o sentimento que está no título nacional como a âncora principal de seu filme. O amor também pode ser um prodígio, principalmente diante de sua dolorida ausência.  




Trailer

Ficha Técnica

Título: Um Laço de Amor/Gifted
Direção: Marc Webb
Duração: 101 minutos

País de Produção/Ano: EUA, 2017
Elenco: Chris Evans, Mckenna Grace, Lindsay Duncan, Octavia Spencer, Jenny Slate, Glenn Plummer
Distribuição: FOX


Assista Agora!
Looke Google Play NET NOW iTunes Youtube

Compartilhe!

Fátima Gigliotti

Fátima Gigliotti

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista, editora, professora (não muito), crítica (chatinha) de cinema e audiovisual. Trabalhou no jornal A Folha de São Paulo, na coleção Cinemateca Veja, nas revistas TVA, Ver Vídeo, Set, Querida e Preview.

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!