sábado, 27 de fevereiro de 2021

A Festa de Formatura


A Festa de Formatura
Assista Agora!
Netflix

Meryl Streep adora um musical, como provam Mamma Mia! O Filme, Caminhos da Floresta, Florence: Quem é Essa Mulher? e Ricki and the Flash: De Volta Para Casa. Não foi à toa que um dos maiorais da televisão americana, o produtor e diretor Ryan Murphy (Comer, Rezar, Amar, Glee, Hollywood), recorreu à atriz para liderar o elenco de estrelas de A Festa de Formatura. A adaptação do musical da Broadway, baseado em fatos verídicos, está indicada ao Globo de Ouro de melhor comédia ou musical, e ao de melhor ator na mesma categoria, com James Corden (Oito Mulheres e um Segredo).

Ryan Murphy associou seu nome e sua extensa obra à diversidade e inclusão. Nada mais natural se interessar pela história de Emma (a novata Jo Ellen Pellman), jovem gay vítima da intolerância e do preconceito da Associação de Pais e Alunos de seu colégio na provinciana Edgewater, Indiana. A porta-voz da associação, a conservadora Mrs. Greene (Kerry Washington, American Son), decidiu suspender o baile de formatura quando Emma declarou que iria com a namorada. Em 2010, o caso que inspirou o musical ganhou repercussão nacional na internet.

Em A Festa de Formatura, cujo roteiro e canções são dos mesmos autores da peça, Chad Beguelin, Bob Martin (texto e letras) e Matthew Sklar (música), duas estrelas decadentes e egocêntricas da Broadway, Dee Dee Allen (Meryl Streep) e Barry Glickman (James Corden) acabam de estrear o musical Eleanor, sobre a vida da esposa do presidente Roosevelt. Destruídos pela crítica, eles decidem, com a corista Angie Dickinson (Nicole Kidman, O Escândalo) e o ator/barman Trent Oliver (Andrew Rannells, Um Pequeno Favor) viajar até Edgewater e lutar pela causa de Emma.

Os primeiros números musicais, dedicados ao golpe publicitário para resgatar a boa imagem das duas celebridades, salpicados de autoironia com a vaidade e futilidade do mundo do showbiz, são o melhor do filme. Depois, apenas o romance inesperado entre Dee Dee e o diretor da escola, Tom (Keegan-Michael Key, Meu Nome é Dolemite), fã de musicais e aliado de Emma, se destaca. De resto, Barry será o guia de Emma na defesa de seu direito ao baile, ao amor, a uma vida normal, enquanto exorciza seus próprios fantasmas de jovem gay oprimido pela família e pela comunidade. Angie será a confidente acolhedora de Emma. E Allyson (Ariana DeBose), a namorada dela, vai finalmente enfrentar a mãe e sair do armário.

Apesar de seguir a fórmula do gênero, a partitura é pouco inspirada, letra e música, e Ryan Murphy ainda a conduz alguns tons acima do razoável. Figurinos e cenários são bem cuidados, coloridos e glamurosos, mas a fotografia e a edição frenéticas bagunçam a fruição dos números musicais, enfatizando o roteiro insosso, melodramático e cliché. A crítica ao culto narcisista da imagem na mídia e no entretenimento se perde, mas a mensagem inclusiva sai ilesa, bem como a elegante Meryl e seu dedicado elenco de estrelas. Todos mereciam mais.




Trailer

Ficha Técnica

Título: A Festa de Formatura/The Prom
Direção: Ryan Murphy
Duração: 130 minutos

País de Produção/Ano: EUA, 2020
Elenco: Meryl Streep, James Corden, Nicole Kidman, Kerry Washington, Keegan-Michael Key, Andrew Rannells, Jo Ellen Pellman, Ariana DeBose
Distribuição: Netflix

Assista Agora!
Netflix

Compartilhe!

Fátima Gigliotti

Fátima Gigliotti

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista, editora, professora (não muito), crítica (chatinha) de cinema e audiovisual. Trabalhou no jornal A Folha de São Paulo, na coleção Cinemateca Veja, nas revistas TVA, Ver Vídeo, Set, Querida e Preview.

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!